Lusa / Tiago Petinga

Augusto Santos Silva e Jean-Yves Le Drian reuniram ontem em videoconferência

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, e da França, Jean-Yves Le Drian, reuniram ontem em videoconferência e concordaram em coordenar posições nacionais sobre a retoma da livre circulação na UE, o Plano de Recuperação e a cooperação com África.

Os dois Ministros confirmaram a importância de uma resposta europeia forte e solidária face às consequências da pandemia de Covid-19 sobre a economia europeia. Esta resposta deve passar por um plano de relance ambicioso e um futuro orçamento europeu revisto, coerente com as prioridades da União europeia.

Os dois Ministros sublinharam a necessidade de uma coordenação europeia em matéria de estratégias de saída do confinamento e em matéria de reabertura das fronteiras.

Segundo o Quai d’Orsay, os dois Ministros falaram também da importância de um “apoio multidimensional” à África, na luta contra a pandemia. Evocaram também a situação no Sahel.

Augusto Santos Silva e Jean-Yves Le Drian decidiram continuar em “estreita concertação” sobre todos estes assuntos e também sobre as Presidências portuguesa e francesa do Conselho da União europeia em 2021 e em 2022.

Jean-Yves Le Drian deve deslocar-se proximamente a Lisboa. Uma nota do Ministério francês fala de “uma excelente relação bilateral”.

Os dois Ministros falaram ainda das perspetivas da Temporada cultural cruzada França-Portugal, que tinha sido decidida conjuntamente em julho de 2018.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]