Lusa / Hugo Delgado

Augusto Santos Silva está hoje a amanhã em Paris

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, acompanhado pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, está hoje e amanhã em Paris, nos dias 19 e 20 de janeiro, em missão de diplomacia económica.

Para hoje está agendado um encontro com empresários e investidores da Comunidade portuguesa em França, tendo em conta o seu dinamismo e importante contributo para o reforço das relações comerciais e dos investimentos entre os dois países.

Augusto Santos Silva vai também responder a uma entrevista em direto na rádio Alfa, hoje às 12h30.

Hoje, o Secretário de Estado Eurico Brilhante Dias marcará ainda presença na Bijorhoca – Feira Internacional de Joalharia e na Who’s Next – Feira Internacional de Moda, que ocorrem em simultâneo. Na Bijorhoca estão representadas 11 empresas nacionais acompanhadas pela AORP- Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, e, na Who’s Next, 10 empresas, acompanhadas pela Associação Seletiva Moda.

Amanhã, dia 20, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e o Secretário de Estado da Internacionalização visitam a Feira internacional Maison & Objet e a representação empresarial nacional, que será coordenada pela APIMA- Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, pela Associação Seletiva Moda, e pela AIPI- Associação das Indústrias Portuguesas de Iluminação.

Considerada uma feira internacional de referência da fileira casa, a Maison & Objet conta com uma expressiva adesão (na edição de 2017 estiveram presentes cerca de 3.000 expositores e 70.000 visitantes). Participam 114 empresas nacionais.

A fileira casa que engloba o mobiliário, a decoração, a iluminação e os têxteis portugueses, destaca-se internacionalmente pela qualidade, design e inovação. No período de janeiro a setembro de 2017, as exportações do setor mobiliário atingiram os 1.3 mil milhões de euros. Dentro do espaço europeu, a França e a Espanha são os maiores mercados de exportação portuguesa neste segmento. Fora do mercado europeu, destacam-se os EUA.