LusoJornal / LSG

Batalha de La Lys vai ser evocada oficialmente este sábado em Richebourg e em La Couture

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

As cerimónias comemorativas da Batalha de La Lys vão ter lugar este sábado no Cemitério militar português de Richebourg e junto ao Monumento ao soldado português de La Couture. No ano passado as cerimónias tiveram de ser anuladas por razões evidentes de pandemia de Covid-19 e este ano, as cerimónias vão ter lugar sem público e sem membros do Governo.

De Paris desloca-se o Embaixador de Portugal Jorge Torres Pereira e o Adido militar da Embaixada, Coronel Hilário Peixeiro, aos quais se junta o Representante militar português junto da Nato, em Bruxelas, que vai representar o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas. A Liga dos Combatentes vai estar representada pelo Presidente da Delegação da Liga dos Combatentes de Paris, Georges Viaud.

No Cemitério militar português de Richebourg estará presente o Maire de Richebourg, recentemente eleito, e junto ao monumento ao soldado português de La Couture, estará o Maire daquela localidade. Os dois farão intervenções.

Da parte francesa estão previstas as participações de representantes da Région, do Département, da Préfecture, assim como dois Deputados eleitos na região.

Estas vão ser cerimónias simples, mas simbólicas, até porque no ano passado não houve qualquer evocação oficial da Batalha de La Lys no norte da França. Haverá os discursos habituais, também haverá uma curta cerimónia religiosa em Richebourg, e serão depostas coroas de flores.

A Batalha de La Lys, que implicou o Corpo Expedicionário Português (CEP) que participou na I Guerra mundial, no norte da França, começou no dia 9 de abril de 1918, mas em França as cerimónias raramente têm lugar no próprio dia em que devia ser comemorada a Batalha.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]