“Cabo Verde en Champagne”: Dia nacional de Cabo Verde vai ser comemorado em Villenauxe-la-Grande

O Dia nacional de Cabo Verde vai ser comemorado na localidade de Villenauxe-la-Grande (10), na região Champagne-Ardenne, numa iniciativa conjunta da Embaixada de Cabo Verde em França e da autarquia de Villenauxe.

As festividades vão ter lugar durante o fim de semana dos dias 6 e 7 de julho, precisamente na praça da Mairie de Villenauxe-la-Grande.

A inauguração das comemorações vão ter lugar ao meio-dia de sábado na presença das autoridades oficiais, que vão inaugurar os stands de artesanato e de produtos gastronómicos.

Durante toda a tarde haverá demonstração de grupos de folclore de Champagne e de Cabo Verde, músicas e danças dos dois países, tradicionais e contemporâneas, jogos, degustações e até desfiles de moda. Vão ser dois dias com muita animação orquestrados por David Leite, o Conselheiro Cultural da Embaixada de Cabo Verde.

No sábado, às 17h00, as comemorações vão guardar uma “tradição” que precisamente David Leite tem animado em Paris: um passeio de bicicleta, com uma duração de 60 minutos. Desta vez, as ruas de Paris e do Parque de Vincennes vão ser substituídas pelas ruas da Champagne, mas sempre ao ritmo da batucada cabo-verdiana.

No domingo, às 11h30 a igreja de Saint Pierre Saint Paul vai acolher uma missa franco-caboverdiana, à qual se segue uma procissão com músicos tradicionais. Durante a tarde várias personalidades vão ser intronizadas pela Ordre des Vignerons de Sézanne.

O grande baile de sábado à noite vai ser animado pelo grupo musical Terra Nua, e para terminar as comemorações, Dj Fredson vai tomar conta das platinas.

Villenauxe-la-Grande, no departamento do Aude, está a 1h30 de Paris pela autoestrada A4. Senão, a partir da Gare de Provins (a partir da Gare de l’Est) há um autocarro que faz a ligação com Villenauxe em apenas 15 minutos.

Várias associações estão a propor uma viagem de autocarro com estadia na região para quem queira passar o fim de semana nestas comemorações. Dois autocarros partirão de Sarcelles, com reservas obrigatórias junto de Eça Monteiro (06.24.05.21.10) ou Adèle da Luz (06.25.13.75.88) e um outro partirá no sábado às 8h30 de Paris Porte de Choisy, para um regresso no domingo às 20h00. Reserva junto de Théo Fortes (06.24.05.21.10).

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]