Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

“Cabo Verde en Champagne”: Dia nacional de Cabo Verde vai ser comemorado em Villenauxe-la-Grande

O Dia nacional de Cabo Verde vai ser comemorado na localidade de Villenauxe-la-Grande (10), na região Champagne-Ardenne, numa iniciativa conjunta da Embaixada de Cabo Verde em França e da autarquia de Villenauxe.

As festividades vão ter lugar durante o fim de semana dos dias 6 e 7 de julho, precisamente na praça da Mairie de Villenauxe-la-Grande.

A inauguração das comemorações vão ter lugar ao meio-dia de sábado na presença das autoridades oficiais, que vão inaugurar os stands de artesanato e de produtos gastronómicos.

Durante toda a tarde haverá demonstração de grupos de folclore de Champagne e de Cabo Verde, músicas e danças dos dois países, tradicionais e contemporâneas, jogos, degustações e até desfiles de moda. Vão ser dois dias com muita animação orquestrados por David Leite, o Conselheiro Cultural da Embaixada de Cabo Verde.

No sábado, às 17h00, as comemorações vão guardar uma “tradição” que precisamente David Leite tem animado em Paris: um passeio de bicicleta, com uma duração de 60 minutos. Desta vez, as ruas de Paris e do Parque de Vincennes vão ser substituídas pelas ruas da Champagne, mas sempre ao ritmo da batucada cabo-verdiana.

No domingo, às 11h30 a igreja de Saint Pierre Saint Paul vai acolher uma missa franco-caboverdiana, à qual se segue uma procissão com músicos tradicionais. Durante a tarde várias personalidades vão ser intronizadas pela Ordre des Vignerons de Sézanne.

O grande baile de sábado à noite vai ser animado pelo grupo musical Terra Nua, e para terminar as comemorações, Dj Fredson vai tomar conta das platinas.

Villenauxe-la-Grande, no departamento do Aude, está a 1h30 de Paris pela autoestrada A4. Senão, a partir da Gare de Provins (a partir da Gare de l’Est) há um autocarro que faz a ligação com Villenauxe em apenas 15 minutos.

Várias associações estão a propor uma viagem de autocarro com estadia na região para quem queira passar o fim de semana nestas comemorações. Dois autocarros partirão de Sarcelles, com reservas obrigatórias junto de Eça Monteiro (06.24.05.21.10) ou Adèle da Luz (06.25.13.75.88) e um outro partirá no sábado às 8h30 de Paris Porte de Choisy, para um regresso no domingo às 20h00. Reserva junto de Théo Fortes (06.24.05.21.10).

LusoJornal Artigos

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 3 Votos
6.7
X