Hércules Cruz, Embaixador de Cabo Verde

Cabo Verde promove jantar da lusofonia e francofonia no Senado francês

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Cabo Verde vai promover esta quinta-feira um jantar que juntará personalidades da lusofonia e francofonia no Senado, em Paris, para criar uma “janela de oportunidades” entre os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a França.

“É uma janela de oportunidades, com pessoas de boa vontade, que permite que aconteça este evento. Pessoas que deixam de lado a prudência excessiva e confiamos uns nos outros numa expressão de boa vontade”, explicou Hércules Cruz, Embaixador de Cabo Verde em França, em declarações à Lusa.

O jantar-debate “Luso-francophonie à Table” vai reunir à mesa no Palácio do Luxemburgo, onde se situa o Senado e um lugar emblemático para a democracia francesa, cerca de 60 personalidades da lusofonia e da francofonia em Paris.

“Seja a francofonia e lusofonia, são organizações de Estados, mas o objetivo é fazer uniões de povos e há uma reclamação na lusofonia que não tem havido essa apropriação. E esta é uma contribuição para dizer que a sociedade civil pode mexer com estas águas”, explicou o diplomata.

Pertencente às duas organizações, Cabo Verde “está à vontade” para contribuir para esta aproximação, assinalando também com este evento o fim da presidência da CPLP.

No entanto, este ainda não é o momento para relançar um dos setores mais importantes entre Cabo Verde e a França, o turismo, muito afetado devido à pandemia de Covid-19. “A privatização da Cabo Verde Airlines ficou ameaçada devido à pandemia e o Governo está a pensar resgatá-la. Somos um país constituído por ilhas e o transporte aéreo é fundamental para as pessoas. Seria muita bazófia dizer neste momento que queremos ser agressivos a nível de turismo. Temos de arrumar a casa, essa agressividade virá no future”, indicou o Embaixador.

O Estado cabo-verdiano assumiu na terça-feira a posição de 51% da Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) detida desde 2019 por investidores islandeses, alegando vários incumprimentos na gestão e dissolvendo de imediato os corpos sociais.

A reversão de privatização da Cabo Verde Airlines – nome comercial adotado desde 2019 para a TACV – tem efeitos desde terça-feira, com a publicação do decreto-lei que a autoriza, aprovada pelo Conselho de Ministros, face às “sérias preocupações” com o “cumprimento dos princípios, termos, pressupostos e fins” definidos no processo de privatização, e cuja intenção já tinha sido anunciada anteriormente pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva.

A organização do jantar do lado de Cabo Verde ficou a cargo de Bruno António, lusodescendente com a missão do reforço dos laços entre França e Cabo Verde, e o Senador Stéphane Artano, que representa o território ultramarino de Saint-Pierre-et-Miquelon.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]