CM Oleiros

Câmara de Oleiros cede antiga escola ao joalheiro francês Mathieu Gallois

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

A Câmara Municipal de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, disponibilizou as instalações de uma escola desativada, na localidade de Foz do Giraldo, ao joalheiro francês Mathieu Gallois.

“É do maior interesse manter vivos espaços e equipamentos quando se encontrem desocupados. É o caso de antigas escolas primárias, onde instalámos associações ou, agora artesãos”, referiu, em comunicado, o Presidente da Câmara de Oleiros, Miguel Marques.

A autarquia, no seguimento da sua política de apoio aos artistas radicados no concelho de Oleiros e àqueles que ali se queiram fixar, assinou com o joalheiro francês Mathieu Gallois um protocolo de cedência de instalações da escola primária desativada da Foz do Giraldo.

“A aposta do município de Oleiros em quem faz artesanato é clara. Estamos a constituir uma rede de artesãos, apoiando e valorizando os artistas locais, mas também atraindo novos artesãos que se têm estabelecido no concelho”, concluiu o autarca.

Natural de Paris, onde obteve formação especializada em alta joalharia, Mathieu Gallois trabalhou para grandes marcas como a Chanel, Cartier, Dior, entre outras.

O francês conheceu Oleiros por intermédio de Louis Robert, dirigente da Associação Coletivo Zêzere, coletividade que agrupa mais de 30 artesãos estrangeiros que se instalaram em Oleiros e que daqui produzem para o mundo. “Instalei-me em junho de 2022 na Foz do Giraldo, uma aldeia que me acolheu muito bem”, realça Mathieu Gallois. O joalheiro diz estar “muito grato” à Câmara Municipal por ter disponibilizado “um amplo espaço para poder trabalhar. As máquinas de polimento de peças libertam muito pó, pelo que é perfeito. O facto de ter muita luz natural também beneficia o meu trabalho que é basicamente manual. Apoios como estes são raros”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]