LusoJornal / Mário Cantarinha

Caravana recolhe produtos na região parisiense para ajudar Comunidade portuguesa

A iniciativa “Todos Juntos” vai recolher no próximo sábado, junto de supermercados, cafés e associações da Comunidade portuguesa, donativos, alimentos, produtos de higiene, roupas e outros bens essenciais para os Portugueses mais afetados pela Covid-19 em França.

“Estamos a pedir às pessoas que levem as suas doações a uma loja ou uma associação para no dia 20 podermos ter um ponto central e não fazer Île-de-France toda, que é complicado. A caravana vai ser composta por vários carros e vamos passar por pelo menos 20 pontos diferentes”, afirmou Fernando Lopes, Diretor-geral da Rádio Alfa, que encabeça esta iniciativa, em declarações à Lusa.

A Rádio Alfa, que difunde em português na região parisiense, uniu-se com diferentes instituições da Comunidade portuguesa para promover esta recolha de géneros e donativos que visa ajudar os Portugueses em dificuldades em França devido à pandemia de Covid-19. “A ideia estava a amadurecer há bastante tempo, porque o Clube Alfa, os amigos da Rádio Alfa, estávamos a imaginar como podíamos unir as nossas forças por uma causa forte. E aí nasceu um primeiro grupo e cada um de nós angariou mais instituições. A ideia hoje é lutar contra a Covid-19, mas teríamos prazer em dizer que todos os 20 de junho o mundo português vai estar unido por diferentes causas”, disse Fernando Lopes.

Os bens angariados nesta recolha vão ser entregues a instituições como a Santa Casa da Misericórdia de Paris e outras associações que já fazem trabalho social no apoio a famílias portuguesas em dificuldades.

À Rádio Alfa, que manteve emissões em direto durante todo o período de confinamento, chegaram e continuam a chegar vários pedidos de ajuda vindos da Comunidade. “Temos tido chamadas de pessoas que nos comunicam que há pessoas desesperadas com falta de comida ou apartamento e reencaminhamos esses pedidos”, relatou Fernando Lopes.

Apesar de não estabelecerem objetivos concretos para esta recolha, o Diretor da rádio portuguesa confessou que gostaria de ultrapassar “uma tonelada” em doações.

A Rádio Alfa está já a receber donativos na sua sede em Créteil e os pontos de recolha vão ser atualizados até sábado no seu ‘site’, sendo que há também uma linha telefónica para onde quem quer ajudar pode pedir informações.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]