Chris Marques comenta nova Lei da imigração e diz “Já não sou francês”


Numa polémica frase publicada na rede social Instagram, o conhecido júri franco-português de “Danse avec les Stars” (TF1) afirma a sua revolta contra a recentemente aprovada Lei da Imigração em França. “Já não sou francês” escreveu.

“Eu já não me posso sentir realmente francês porque os filhos de imigrantes que nascerem em França já não serão franceses. Terão de pedir para se tornarem franceses” explicou.

Chris Marques – aliás Jean-Christophe Marques – é filho de pai português e de mãe espanhola e nasceu em Colmar em 1978. “Agora já não me posso sentir em casa, nem em França, nem em Portugal nem em Espanha. Nem sou francês em França, nem português em Portugal, nem espanhol em Espanha” escreveu.

O conhecido júri de “Dance avec les Stars”, está casado com a britânica Jaclyn Spencer e têm um filho, Jackson, com 7 anos.

Mesmo se afirma conhecer apenas o hino francês, a “Marseillaise”, Chris Marques apela diretamente aos governantes. “Senhoras e senhores do Governo, Senadores, Deputados, membros do Conselho Constitucional, peço-vos que não toquem no Direito do Solo. Porque vão fazer com que muitas crianças se sintam eternamente estrangeiras, instaurando uma ‘pertença condicional’ à sua própria nação”.

Esta não é a primeira vez que Chris Marques afirma a sua opinião cívica. Já para as eleições presidenciais francesas de 2017 anunciou publicamente na rede social Twiter que apoiava Emmanuel Macron na segunda volta da eleição, para se opor a Marine Le Pen.