Concerto de encerramento do Ciclo Amazónia do Instituto Alter’Brasilis

Chega ao fim o Ciclo Amazónia proposto pelo Instituto Alter’Brasilis, que consistiu na projeção de micro-documentários «Representações audiovisuais amazônicas: Um olhar desde o Médio Rio Solimões», de uma conferência sobre «As plantas da Amazónia e a beleza», a leitura des contos tradicionais, a projeção de fotos «Os guardiãs da Amazónia» assim que a degustação de cozinha regional e um atelier em torno da tapioca, ingrediente principal de vários pratos típicos da gastronomia brasileira.

Para o encerramento do ciclo, dia 6 de abril, o Instituto Alter’Brasilis programou para as 19h30 o concerto Cantos da Floresta, com dois músicos, o Amazoniano Rosivaldo Cordeiro e o Parisiense Jef Calmard.

Rosivaldo Cordeiro é multi-instrumentista, compositor, arranjador e produtor de música do norte do Brasil, em Manaus. É líder da orquestra de choro Jacobiando e representa o Instituto Jacob do Bandolim do Rio de Janeiro para o Estado da Amazónia e França.

Jef Calmard toca cavaquinho e guitarra e reside atualmente em Paris. Descobriu o samba e o choro no Rio de Janeiro no momento do movimento de renascimento do bairro de Lapa, no fim dos anos 90, com os seus amigos do grupo Semente e as músicas nordestinas com o grupo Rio Maracatu.

O álbum «Rivières», que será apresentado, é fruto do encontro dos dois músicos e o repertório é feito principalmente de composições originais. As guitarras e o cavaquinho são o denominador comum neste álbum, e o estilo é híbrido entre o choro, o samba, a valsa e a cumbia o que resulta num som ao mesmo tempo único e universal. As composições deste duo inédito serão tocadas com instrumentos feitos em madeira reciclada da Amazónia.

O Instituto Alter’Brasilis existe desde 2010 e tem como principal objetivo a difusão da cultura brasileira em França e a promoção da língua portuguesa. Para além das aulas de português, o Instituto organiza colóquios e manifestações culturais e artísticas que vão desde a literatura ao cinema.

 

Institut Alter Brasilis

2 rue de Turenne

75004 Paris

 

culturel@alterbrasilis.com

www.alterbrasilis.com

Entrada: 10 euros

 

[pro_ad_display_adzone id=”9235″]