Deputados do PS discutem canais internacionais da RTP

Deputados do Partido Socialista (PS) da Comissão dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas efetuaram ontem uma visita à RTP para abordar questões relacionadas com «a estratégia e funcionamento dos canais internacionais», designadamente sobre a RTP Internacional e RTP África.

Os Deputados foram recebidos pelo Presidente da RTP, Gonçalo Reis, e pelos Diretores dos canais internacionais, Daniel Deusdado, José Arantes e Luís Costa, que explicaram o funcionamento e evolução da RTPi e da RTP África e dos seus novos conteúdos.

«Os canais internacionais são instrumentos fundamentais para afirmar a presença portuguesa no mundo através da ligação às Comunidades portuguesas, da difusão da língua e da ligação aos países africanos de expressão portuguesa» diz uma nota do Deputado Paulo Pisco, eleito pelo círculo eleitoral da Europa, enviada às redações. «Neste sentido, são um elemento revelante da política externa portuguesa que deve ser valorizado».

Os Deputados afirmam que puderam «constatar a relevância estratégica dos dois canais e o esforço que tem sido feito para, no âmbito do serviço público, manter a ligação às nossas Comunidades e ajustar melhor os conteúdos aos seus interesses e expetativas, por um lado e, por outro, para valorizar as relações com os países africanos de expressão portuguesa».

Participaram nesta deslocação à RTP os Deputados Paulo Pisco – Coordenador dos Deputados do PS na Comissão dos Negócios Estrangeiros -, Isabel Santos, Carla Sousa e Ana Passos.