1885: Nasce o escritor, ensaísta e jornalista francês François Mauriac, Prémio Nobel da Literatura em 1952, Grande Prémio de Romance da Academia Francesa, autor de “Thérèse Desqueyroux”.
1946: A França é o primeiro país da Europa a tornar obrigatória, por lei, a criação de serviços de medicina no trabalho.
1963: Morre, com 74 anos, o escritor e cineasta francês Jean Cocteau, autor de “A Lâmpada de Aladino” e realizador de “A Bela e o Monstro”.
1964: Inauguração do aeródromo de Tires, em Cascais.
1970: Realiza-se, em Lisboa, a primeira reunião da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) – Intersindical, com a presença de 13 sindicatos.
1991: Morre, com 88 anos, a atriz Fernanda Coimbra.
1996: O Prémio Nobel da Paz é atribuído aos timorenses José Ramos-Horta, dirigente do Conselho Nacional da Resistência Maubere, e Ximenes Belo, bispo de Díli.
2001: É anunciado o primeiro transplante de coração artificial em Portugal, no Hospital de Santa Marta, em Lisboa.
2009: Morre, com 86 anos, Saúl de Sousa, o único sacerdote católico português casado em funções.
2011: Morre, com 61 anos, André Mingas, músico e compositor angolano.
.
Este é o ducentésimo octogésimo quinto dia do ano. Faltam 81 dias para o termo de 2026.
Pensamento do dia: “O homem é um ser que se criou ao fundar uma linguagem. O homem é uma metáfora de si mesmo”. Octavio Paz (1914-98), poeta, diplomata e ensaísta mexicano, Nobel da Literatura.




