1759: Morre, com 74 anos, o compositor de origem alemã George Friedrich Haendel, autor de “O Messias”.
1834: Um levantamento republicano em França é esmagado pelo exército do Governo Thiers.
1846: Começa, no Minho, a revolta conhecida pelo nome de Maria da Fonte.
1865: Abraham Lincoln, 16º Presidente dos Estados Unidos, é alvejado a tiro no Teatro Ford, em Washington. Morre na manhã seguinte.
1909: Nasce Soeiro Pereira Gomes, escritor neorrealista, autor de “Esteiros” e “Engrenagem”.
1912: O navio Titanic, transatlântico de passageiros de luxo britânico, embate num iceberg, no Atlântico Norte, e começa a afundar-se durante a viagem inaugural.
1947: O general Charles De Gaulle funda o movimento RPF, Rassemblement du Peuple Français.
1986: Morre, com 78 anos, a escritora francesa Simone de Beauvoir, companheira de Jean-Paul Sartre, autora de “Memórias de Uma Menina Bem Comportada”.
1995: Morre, com 86 anos, o cineasta português António Lopes Ribeiro, realizador de “O Pai Tirano” e “A Vizinha do Lado”.
2002: Xanana Gusmão é eleito Presidente de Timor-Leste com 82 por cento dos votos.
2007: Morre, aos 88 anos, René Rémond, historiador e politólogo francês, autor de “A direita em França de 1815 aos nossos dias” e “Introdução à História do Nosso Tempo”, membro da Academia Francesa desde 1998.
.
Este é o centésimo quinto dia do ano. Faltam 261 dias para o termo de 2024.
Pensamento do dia: “A perseverança é a mãe da boa sorte”. Miguel de Cervantes (1547-1616), escritor espanhol.




