Emergência Consular com 11.000 solicitações de portugueses no mundo em 2017

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, revelou que o Gabinete de Emergência Consular (GEC) recebeu 11.000 solicitações de portugueses no estrangeiro em situação de emergência durante o ano de 2017.

Na audição da Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro indicou que foram canalizadas para aquele gabinete 7.000 chamadas telefónicas e que foram respondidas 4.000 mensagens de portugueses no estrangeiro em situação de emergência, em que é necessário a “salvaguarda de vidas humanas que estão em perigo por diversas razões à escala global”.

O membro do Governo referiu também que os serviços consulares corresponderam “a cerca de 100 circunstâncias de emergência”, relacionadas com “atentados terroristas e acidentes rodoviários e ferroviários”.

José Luís Carneiro recordou que novos mecanismos de proteção de cidadãos portugueses foram repensados a partir de 2017, depois da necessária evacuação de 70 cidadãos portugueses radicados nas Caraíbas, afetados pelo furação Irma.

Ainda com referência a 2017, o governante – acompanhado pelo Diretor-geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Júlio Carranca Vilela, e pelo Coordenador científico do Observatório da Emigração, Rui Pena Pires – aludiu também ao aumento das deslocações dos serviços consulares.

Com as Permanências Consulares, experiência desenvolvida a partir de 2012, os serviços consulares realizaram “mais de 600 mil quilómetros de deslocações aos pontos mais recônditos” com Comunidades portuguesas.

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]