Equipa portuguesa que participou nos Mundiais de Robótica esteve este fim de semana em França

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Um grupo de estudantes universitários, antigos alunos do Liceu de Santa Maria da Feira, estiveram este fim de semana em Groslay (95) a norte de Paris, a convite do Comité de Geminação daquela cidade, para participar na Festa da Ciência.

Esta é a segunda vez que o Comité de Geminação participa na Festa da Ciência, dando-lhe uma dimensão internacional. No ano passado trouxe um grupo de alunos do Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico e este ano, os antigos estudantes de Santa Maria da Feira constituíram a equipa que ganhou o Campeonato nacional de robótica em Portugal e que, depois, participou, em junho deste ano, na Robocup, em Bordeaux – os Mundiais da robótica – tendo obtido um honroso 11° lugar.

Beatriz, Miguel, Samuel e Vasco, quatro estudantes com apenas 18 anos, apresentaram alguns dos robots que levaram aos Mundiais em Bordeaux. Explicaram ao LusoJornal que para a participação neste evento internacional tinham levado muitos mais robots e criaram uma cenografia com brinquedos, à qual chamaram “Toy Story”.

Mesmo já não frequentando aquele estabelecimento escolar em Santa Maria da Feira, os quatro jovens puderam contar com o apoio da Direção do Liceu, que lhes permitiu trazerem os robots que eles próprios fabricaram no ano passado, essencialmente com material reciclado.

Groslay está geminada com Mogadouro, em Portugal, e com Schemmerhofen, na Alemanha e, no quadro destas duas geminações, o Comité de Geminação tem criado eventos próprios ou animado eventos já existentes na cidade, promovendo não apenas a ligação a Mogadouro e a Schemmerhofen, mas também, de uma maneira geral, à cultura portuguesa e alemã.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

LusoJornal