Évora escolhida para ser Capital Europeia da Cultura em 2027

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

 

A cidade de Évora foi escolhida para ser Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com Liepaja, na Letónia. De parte ficaram mais três finalistas: Aveiro, Braga e Ponta Delgada.

Évora vai receber uma dotação financeira de 29 milhões de euros, dos quais 15 milhões de euros serão de financiamento nacional, 10 milhões de euros de fundos europeus, e quatro milhões de euros do Turismo de Portugal, sujeitos a candidatura, explicou o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

Pedro Adão e Silva, destacou “a importância” de as quatro finalistas serem “quatro cidades que estão fora das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto”: “Isso é fundamental para o país, essa possibilidade de termos uma presença da Cultura no território, para além de Lisboa e do Porto”.

O facto de haver mais uma cidade portuguesa como Capital Europeia da Cultura é, para o Ministro, “uma grande oportunidade de longo prazo”. “Porque espero que os efeitos desta experiência sejam efeitos no tempo, mas também com um longo alcance de transformação do território”, disse.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]