Exposição sobre a Amazónia em Nantes

Continua patente até ao dia 19 de janeiro, no Museu de História de Nantes, uma exposição intitulada “Amazonie le Chamane et la Pensée de la Forêt”.

A peças da exposição são provenientes do Museu de Etnografia de Genebra que possui uma das maiores coleções sobre a Amazónia da Europa. Este evento é a oportunidade para mostrar em França um conjunto importante e parcialmente inédito dessas obras.

Adornos, armas, instrumentos musicais e objetos do quotidiano ilustram as artes mais refinadas de quinze populações, incluindo os Wayana, os Yanomami, os Kayapó e os Shuar. Expressão da simbiose com o mundo da floresta e os espíritos, essas testemunhas da cultura material permitem abordar a prática do xamanismo, comum a todas as populações da bacia amazónica.

Como momento introdutório, uma secção é dedicada à história pré-colombiana da Amazónia, desde as origens até a conquista, bem como as coleções que com ela se relacionam até os dias de hoje. Os testemunhos das populações da Amazónia possibilitam abordar as questões da sua preservação e do desaparecimento da floresta.

Esta exposição oferece uma experiência imersiva graças à riqueza visual das peças apresentadas, assim como as instalações sonoras que recriam a atmosfera da floresta amazónica. Filmes e fotografias completam o percurso.

Para além da exposição, um percurso dedicado à fauna da Amazónia também será exibido até dia 19 de janeiro.

As coleções do Museu de História Natural de Nantes abrigam tesouros nas suas coleções de zoologia. Dos animais apresentados na sua galeria, os espécimes vêm do coração da floresta amazónica. Eles devem ser descobertos através de um percurso concebido em espelho com a exposição “Amazonie le Chamane et la Pensée de la Forêt”.

Um catálogo, visitas guiadas e atividades para os mais novos estarão disponíveis.

 

Informações e reservas: 08.11.46.46.44

www.chateaunantes.fr

ou na receção do Museu

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]