VianaFestas

Francesas desfilam na Romaria d’Agonia em Viana do Castelo

619 mordomas de sete países, incluindo a França, participam nesta sexta-feira, no desfile da mordomia que exibirá todos os trajes da festa de Viana do Castelo, a Romaria d’Agonia.

Das 619 mordomas, cerca de 50 são estrangeiras, sendo que nesse leque encontramos 10 Francesas.

De acordo com VianaFestas, entidade que organiza as festas da capital do Alto Minho, as mordomas estrangeiras são oriundas da França, como já referido, mas igualmente do Luxemburgo, do Brasil, da Andorra, do Reino Unido e da República Checa”, sendo que a maior número de inscrições foi a dos 20 aos 29 anos”.

“São vianenses, de nascença ou de amor, que temos espalhadas por estes países e que fazem questão de participar na nossa festa. Deve ser um motivo de orgulho para todos este nível de interesse e o rigor, na arte de trajar, que têm, porque é condição essencial do processo de seleção”, explicou António Cruz, presidente da comissão de festas da Romaria da Senhora d’Agonia, citado numa nota enviada à imprensa. Em 2018, segundo a VianaFestas, “mais de 600 mulheres inscreveram-se no desfile, oriundas de cinco países”.

No desfile de 2019, “o Traje à Vianesa Ribeira Lima Vermelho será o predominante, com 129 mulheres”. Segue-se o Traje de Mordomia Preto Colete, que será envergado por 105 mulheres, o Traje de Cerimónia/Lavradeira Rica, com 50 mulheres inscritas, o Traje à Vianesa de Areosa Vermelho, com 49, e do Traje à Vianesa de Carreço Vermelho, com 47.

O desfile das mulheres trajadas pelas principais ruas da cidade irá realizar-se, pelo segundo ano, à tarde, “conferindo maior dinamismo ao desfile e rigor ao momento dos cumprimentos”.

O desfile da mordomia é o momento em que os diferentes trajes das freguesias de Viana se encontram e mostram, de uma só vez à cidade. Trata-se de uma tradição cada vez mais enraizada entre as jovens e mulheres de Viana do Castelo e que junta várias gerações, num quadro único das festas.

Em 2019, as festas decorrem de 16 a 20 de agosto, com um orçamento de 599 686 euros.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]