LusoJornal / Mário Cantarinha

Fundação “Nova Era Jean Pina” doou alimentos na Guarda

A “Nova Era Fundação Jean Pina” recentemente criada e o grupo empresarial “Pina Jean”, sediado nos arredores de Paris, mais propriamente nos Yvelines (78), participaram neste fim de semana na iniciativa “Caixa Solidária da Sé”. Esta é uma iniciativa replicada por várias cidades da Europa, que surgiu na Guarda no final de abril, com o objetivo de recolher bens de primeira necessidade para quem mais necessita.

Esta campanha de voluntários vê-se confrontada com cada vez mais pedidos de ajuda a nível alimentar, produtos de higiene pessoal e roupa e apesar da tenra existência, a Fundação liderada por Jean Pina decidiu associar-se à iniciativa e no passado sábado foram entregues às responsáveis do projeto, diversos quilos de produtos alimentares – papas, enlatados, arroz, leite – assim como produtos de higiene pessoal – champô, gel de banho, sabonetes – para cerca de 50 pessoas.

“Foi o que a Fundação e a minha empresa podemos ofertar neste momento. Os pedidos são muitos, lamentavelmente não podemos colaborar em todos. Continuaremos atentos às dificuldades e ponderamos ajudar novamente” disse Jean Pina ao LusoJornal. “Ninguém fica mais pobre por ajudar, pelo contrário, temos que dividir com aqueles que menos têm, hoje eles, amanhã nós”, reitera.

 

Uma fundação para estruturar o apoio solidário

A Fundação Nova Era foi criada em novembro de 2019 para “formalizar” uma ação que já tem vindo a ser desenvolvida pelo empresário português. “Muita gente queria ajudar-nos nas nossas ações de solidariedade, mas nós não tínhamos como formalizar essa ajuda. Foi assim que decidimos criar esta fundação porque desta forma tudo é mais transparente e organizado” disse numa entrevista ‘Live’ dada ontem ao LusoJornal.

“O objetivo é ajudar as pessoas que mais necessitam, em Paris ou em Portugal” explica o empresário. “Temo-nos focalizado muito na região da Guarda porque é a terra onde tenho as minhas raízes, mas hoje a Fundação é constituída também por pessoas que não são da Guarda e por isso alargamos o nosso leque de apoios, mesmo se não conseguimos apoiar todos aqueles que mais necessitam”.

Jean Pina tem organizado ceias de Natal na Guarda para as quais convida crianças institucionalizadas e idosos isolados. Em dezembro de 2015, o então Secretário de Estado das Comunidades José Luís Carneiro participou no jantar e no ano passado muitas artistas deslocaram-se da região parisiense para irem cantar para as famílias carenciadas.

“Nestes eventos, nós somos meros espetadores da alegria daquelas pessoas que de repente sabem que alguém lhes preparou um jantar para elas e que há cantores que também estão ali a cantar para elas” disse Jean Pina. “É uma grande emoção ver o brilho nos olhos daquelas pessoas”.

 

Um projeto de inserção profissional

No seguimento de um acidente, Jean Pina tornou-se um sério devoto de Nossa Senhora de Fátima, ao ponto de ter criado um “mini-santuário” na sua própria casa. É com esta vertente espiritual que considera importante ajudar o próximo.

Diz que tem ajudado muitos dos seus empregados quando chegam de Portugal, cedendo-lhes casa e dando-lhes trabalho.

O próximo passo da Fundação Nova Era será precisamente de prestar apoio na inserção social de quem necessita. “Escrevi à Senhora Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas para lhe propor a assinatura de um Protocolo de inserção socioprofissional. Ela já me telefonou e espero que este projeto possa avançar com o Consulado Geral de Portugal em Paris” disse ao LusoJornal. “Neste período em que muita gente vai ficar sem emprego e sem alojamento, mais do que lhes darmos peixe, devemos ensinar-lhes a pescar. A ideia é de dar um lar e um trabalho durante um certo tempo, para os ajudar a integrar novamente na sociedade e depois as pessoas seguem os seus caminhos normalmente” explica.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]05