Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.
Donativos LusoJornal

 

Foi firmado na passada semana um Protocolo de colaboração entre a Ajudaris e a Fundação Nova Era Jean Pina.

A Ajudaris é uma associação particular de caráter social e humanitária, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social, através da educação e capacitação em contexto informal a nível nacional e internacional. A nível internacional, destacam-se os Projetos “Histórias da Ajudaris – da minha janela, vejo” e BIISA – Bienal de Ilustração Solidária da Ajudaris, para os quais, procura parceiros para alargar a rede a nível internacional.

A nível nacional, a Ajudaris desenvolve vários projetos de intervenção social, enfatizando o projeto “SOS Fome”, na Região Norte de Portugal, mais concretamente em Paranhos.

A Fundação Nova Era vem agora juntar-se a outros parceiros de âmbito nacional que apoiam esta associação. Segundo refere o Presidente da Fundação, o conhecido empresário João Pina, “iremos organizar várias iniciativas que fazem parte das cláusulas do mais recente Protocolo firmado com esta Fundação e cujo objetivo primordial é a solidariedade em movimento”.

Entre as várias iniciativas previstas, sobressaem a coleta de alimentos não perecíveis, brinquedos e roupas, tendo em vista a sua distribuição ao referido projeto “SOS Fome” que apoia crianças e famílias, na sua maioria, sinalizadas pelas escolas da região, assim como divulgar e adquirir as diversas “Histórias da Ajudaris”.

A Fundação já adquiriu 100 livros que serão distribuídos na Região da Guarda a crianças institucionalizadas, bibliotecas municipais, uma forma de ajudar e simultaneamente engrandecer a mente destas crianças, “são estórias de e para crianças, mas que devem ser igualmente lidas por adultos”.

A Ajudaris desafiou a Fundação a ser parceira na concretização do projeto “Histórias da Ajudaris – Da minha janela vejo”, que já vai para a terceira edição e conta com parceiros como o Instituto Camões, a Secretaria de Estado das Comunidades, entre outras entidades de grande relevância a nível internacional. Trata-se de envolver crianças da lusofonia a escrever histórias para ajudarem outras crianças. As histórias serão ilustradas por artistas de vários pontos do mundo e o resultado será uma obra coletiva que promove a leitura, a escrita e a língua portuguesa.

Para o Presidente da Fundação Nova Era, esta ideia “é um desafio que agarramos com muito entusiasmo – juntar-nos à Ajudaris e fazer parte do 3º livro dedicado à Lusofonia, aos emigrantes, às histórias apaixonantes e que começam sempre por ‘Era uma vez’, com este Protocolo será mais fácil concretizar esta ideia”.

Está assim dado mais um passo na luta contra as desigualdades sociais e que une uma associação sobejamente conhecida em Portugal e a Fundação Nova Era Jean Pina. “Unidos por causas maiores” é sem dúvida o que pretendem estas duas associações.

 

Associações

 

X