FC Porto's player Moussa Marega (R) in action against Benfica's player Ruben Dias (L) during their Portuguese First League soccer match held at Dragao stadium in Porto, Portugal, 02 March 2019. OCTAVIO PASSOS/LUSA Lusa/Octávio Passos

Futebol: Benfica de Corchia derrotou Franceses do Porto

O Benfica, que contou com o Francês Sébastien Corchia, deslocação ao terreno do FC Porto, dos Franceses Moussa Marega (na foto) e Yacine Brahimi, e venceu por 1-2, passando para a liderança da primeira divisão portuguesa de futebol, com uma vantagem de dois pontos sobre os ‘dragões’, a 10 jornadas do final do campeonato.

No ‘clássico’ da 24.ª ronda, disputado no Estádio do Dragão, o Espanhol Adrián López marcou para o FC Porto, aos 19 minutos, mas os Portugueses João Félix, aos 26, e Rafa, aos 52, fizeram os golos da vitória do Benfica, que não perde desde a visita ao Portimonense (2-0), na 15.ª ronda, após a qual Bruno Lage assumiu o comando da equipa substituindo Rui Vitória.

De notar que o avançado Moussa Marega e o médio Yacine Brahimi, nascidos na Região Parisiense, foram titulares, enquanto o defesa Sébastien Corchia, também originário da Região parisiense, acabou por entrar aos 88 minutos para ajudar o Benfica a conservar a vantagem nos últimos minutos do encontro.

De referir que Moussa Marega, Franco-Maliano, regressou à titularidade após uma lesão, e que Sébastien Corchia apenas realizou o sexto jogo com a camisola dos encarnados.

O Benfica, que jogou desde os 77 minutos reduzido a 10, por expulsão de Gabriel, passou a somar 59 pontos, contra 57 do campeão nacional, cuja última derrota na presente temporada tinha acontecido na Luz, perante os ‘encarnados’ (1-0), na sétima jornada. De então para cá, os ‘azuis e brancos’, acumularam 16 jogos sem perder.

O Sporting de Braga, terceiro classificado, com 49, e o Sporting, quarto, com 46, jogam no domingo, perante Rio Ave e Portimonense, respetivamente.

Declarações dos Treinadores

Sérgio Conceição, Treinador do FC Porto: « Momentaneamente, ficamos desiludidos com este resultado, mas, tal como disse na antevisão, ainda há 30 pontos em disputa e vamos lutar até ao fim. Ficou mais difícil, porque não dependemos de nós, mas vamos fazer tudo para os reconquistar e faremos as contas no final do campeonato. Foi um Benfica igual a si próprio, mas estávamos precavidos para isso, e conhecedores do que podiam fazer. Acho que entramos bem, conseguimos fazer o mais difícil que foi estar em vantagem, mas depois, inexplicavelmente, sofremos o golo, que surgiu numa precipitação nossa. Depois, voltámos a iniciar bem a segunda parte, mas, na primeira vez que chegaram com perigo, marcaram o segundo golo. Se o empate já era negativo para nós, imaginem a derrota. O futebol é isto, não há que lamentar, temos de nos focar no que falta do campeonato, no próximo jogo da Liga dos Campeões e, depois, na Taça de Portugal », assegurou o técnico português.

Bruno Lage, Treinador do Benfica: « Continua tudo igual, mas com a diferença de dois pontos e com imensos jogos por disputar. Ambas as equipas vão continuar a jogar de três em três dias, e temos de recuperar bem. A nossa caminhada é jogo a jogo, e nesse sentido vamos fazer o nosso trabalho tal como o começámos há dois meses atrás. Agradeci aos jogadores por estarem disponíveis para trabalhar, pela atitude enorme, por formarem uma equipa competitiva, e por fazerem de mim treinador. Fico satisfeito pelo percurso, e estava consciente de que se treinássemos desta forma podíamos fazer um bom trabalho pensando jogo a jogo. Não foi um jogo decisivo. Foi importante porque temos dois pontos de vantagem, mas ainda há muito para disputar e temos de continuar no mesmo registo, com equilíbrio e tranquilidade. Foi um grande jogo de futebol, com, tirando a situação da expulsão, uma atitude exemplar das duas equipas », concluiu o técnico luso.

Ficha do Jogo

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto – Benfica, 1-2.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

1-0, Adrián López, 19 minutos.

1-1, João Félix, 26.

1-2, Rafa, 52.

Equipas:

– FC Porto: Casillas, Manafá, Felipe, Pepe, Alex Telles, Corona (Soares, 61), Herrera, Oliver Torres (Danilo, 81), Brahimi, Adrián Lopez (Otávio, 61) e Marega.

(Suplentes: Vaná, Éder Militão, Hernâni, Danilo, Otávio, Soares e Fernando Andrade).

Treinador: Sérgio Conceição.

– Benfica: Vlachodimos, André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Samaris, Gabriel, Pizzi (Gedson, 71), Rafa (Corchia, 88), João Félix (Cervi, 90+2) e Seferovic.

(Suplentes: Svilar, Corchia, Jonas, Cervi, Florentino, Jota e Gedson).

Treinador: Bruno Lage.

Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rúben Dias (17), Ferro (54), Samaris (60), Gabriel (78 e 78), Otávio (78), Felipe (81) e Vlachodimos (89). Cartão vermelho por acumulação a Gabriel (78).

Assistência: 49.220 espetadores.