va-fc.com

Futebol/Laurent dos Santos: “Temos de garantir a manutenção”

O Valenciennes recebe o Niort nesta sexta-feira 26 de abril num jogo a contar para a 35ª jornada do Campeonato francês da segunda divisão, a Ligue 2. Laurent dos Santos, defesa luso-francês do Valenciennes, quer garantir a manutenção o mais rapidamente possível.

A quatro jornadas do fim do campeonato, a equipa do Norte da França ocupa o 12° lugar com 39 pontos, mais cinco do que o Sochaux, que está no lugar que dá acesso ao play-off de manutenção, e mais oito do que o Béziers, que ocupa o 19° e penúltimo lugar, posição que dita uma descida direta ao terceiro escalão do futebol francês, o National.

Em entrevista ao LusoJornal, Laurent dos Santos, atleta franco-português de 26 anos, admitiu que a equipa pode realizar grandes exibições e empatar por exemplo sem golos frente ao Paris FC na passada segunda-feira, bem como fazer péssimos jogos e perder em casa por 5-6 frente ao Béziers.

Que balanço podemos fazer da temporada até agora?

Estamos quase quase a alcançar a manutenção. O jogo frente ao Niort é muito importante. A nossa equipa pode fazer tudo o que é necessário para vencer e alcançar os três pontos, mas em outros jogos as coisas não saem bem e acabamos por ser derrotados. A nossa temporada foi marcada por esses altos e baixos. Somos capazes de empatar sem sofrer golos com uma das melhores equipas do campeonato, o Paris FC, e também somos capazes de sofrer seis golos de uma equipa que está nos últimos lugares na tabela classificativa, o Béziers.

Como podemos explicar essa falta de regularidade?

Acho que é falta de concentração. Quando estamos concentrados a 100%, não sofremos golos, mas quando não estamos totalmente concentrados, fazemos erros e sofremos muitos golos.

Frente ao Paris FC, a equipa empatou sem sofrer um único golo…

Para nós foi bom, arrecadámos um ponto. Tínhamos que vencer ou pelo menos arrecadar um ponto, foi o que fizemos. Temos 39 pontos, temos de continuar. Não ficámos traumatizados com a derrota por 5-6 em casa, mas claro que não queríamos sofrer golos frente ao Paris FC, era um objetivo. Quando sofres 6 golos, é muito, então era importante não sofrer nenhum e alcançámos essa meta. Foi um bom resultado, defendemos bem, e somos capazes de defender bem. Depois da derrota pesada frente ao Béziers, tínhamos de mostrar que temos valor.

Laurent, como tem sido a temporada a nível pessoal?

É uma das melhores temporadas que fiz. Sinto-me bem e quero continuar a jogar. Quero estar dentro das quatro linhas e fazer o que eu gosto, jogar futebol.

Tem sido uma opção ‘Todo-o-terreno’, jogando em várias posições na defesa do Valenciennes?

Eu posso jogar em qualquer posição. Eu quero é estar dentro das quatro linhas. Quer seja à direita, quer seja à esquerda, no centro, pouco importa…

Ainda sonha em jogar na primeira divisão francesa?

Eu apenas quero jogar. Se ficar na segunda divisão e jogar, estarei feliz. Mas admito que o meu sonho é regressar à primeira divisão, essa é a minha ambição. Mas tenho de trabalhar ainda bastante porque a primeira divisão é difícil. A segunda também é difícil, talvez mais do que a primeira (risos), mas sinceramente o mais importante para mim é jogar, estar feliz dentro das quatro linhas e ganhar jogos (!)

LusoJornal