EMGFA

Fuzileiros regressam a Portugal após participação em operação da Marinha Francesa

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

O pelotão de 17 Fuzileiros da Marinha Portuguesa regressou na semana passada a Portugal, após dois meses e meio de participação na Operação “Corymbe”, da Marinha Francesa, onde estiveram embarcados no navio francês “BPC Dixmude”.

Durante este período, militares portugueses e franceses realizaram treino conjunto nas áreas de abordagem, tiro e manobra de embarcações, permitindo melhorar a interoperabilidade entre as duas forças.

Em fevereiro, os Fuzileiros portugueses participaram no exercício anfíbio “Xaritoo”, no Senegal, com as forças do Exército Senegalês, e em março, no exercício Obangame Express, para promover a segurança marítima no Golfo da Guiné, conduzido pelo Comando Africano dos Estados Unidos (United States Africa Command – U.S. Africom).

Portugal participa nesta operação desde 2016, que tem por objetivo a promoção da segurança marítima no Golfo da Guiné, através da cooperação entre França e os países africanos.

Na cerimónia de receção aos militares estiveram presentes o Subchefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares, Contra-almirante Nobre de Sousa, e o Comandante do Corpo de Fuzileiros, Comodoro Silva Ribeiro, entre outras entidades militares.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]