Governo distingue dois portugueses por apoio nas Caraíbas durante furacão Irma

O Governo português vai atribuir a Medalha de mérito das Comunidades portuguesas a dois cidadãos pelo apoio que prestaram aos Portugueses durante a passagem do furacão Irma nas Caraíbas, em setembro, anunciou ontem o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Os dois cidadãos portugueses – José Fernandes Rodrigues (na foto) (natural do concelho de Mortágua, distrito de Viseu) e Armindo Paulo Carvalho Fernandes (natural do concelho da Figueira da Foz, distrito de Coimbra) – serão distinguidos esta terça-feira com a Medalha de ouro «pela sua ação aquando da passagem do furacão Irma nas Caraíbas, entre 8 e 10 de setembro», refere o Ministério, em comunicado.

Os nacionais «auxiliaram os Portugueses que se encontravam nas ilhas de Guadalupe e de St. Barth (São Bartolomeu) e conseguiram, junto das autoridades locais e em coordenação com as autoridades portuguesas, que fosse possível concretizar a retirada para Paris de 12 Portugueses que manifestaram o desejo de regressar a Portugal», segundo a nota, emitida pelo Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Os dois apoiaram ainda a operação realizada pelo Estado português, «que permitiu o regresso de cerca de 70 Portugueses a Portugal, no avião C-130 da Força Aérea Portuguesa».

«Os dois cidadãos proporcionaram ainda alojamento, alimentação e transporte a diversos Portugueses nas circunstâncias descritas, inclusive nas suas próprias casas e nas casas dos seus familiares, revelando um extraordinário sentimento de solidariedade e altruísmo para com os seus compatriotas e o nosso país», acrescenta a mensagem do Secretário de Estado, José Luís Carneiro.

Segundo o Governo, as Medalhas de mérito das Comunidades portuguesas destinam-se a galardoar cidadãos ou associações portuguesas ou estrangeiras, cuja ação contribua ou tenha contribuído para o fortalecimento dos laços que unem os Portugueses e os Lusodescendentes, onde quer que estes residam, e que prossiga o objetivo da dignificação da presença de Portugal no mundo, através das suas Comunidades, respetiva valorização nas sociedades de acolhimento e a divulgação da língua e cultura portuguesa.

A cerimónia, que decorre esta terça-feira à tarde no Palácio das Necessidades, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, contará com a presença de José Luís Carneiro e dos Presidentes das câmaras municipais de Mortágua, José Júlio Norte, e da Figueira da Foz, João Ataíde das Neves.

 

LusoJornal