Grupo franco-português Tryba investe 50 milhões de euros em nova fábrica em Famalicão

O grupo franco-português Tryba, que se dedica ao fabrico, comercialização e montagem de caixilharia, vai construir uma nova unidade industrial em Ribeirão, Famalicão, que criará 201 postos de trabalho, anunciou ontem o município.

Em comunicado, o município de Famalicão, no distrito de Braga, refere que o investimento do grupo no concelho ronda os 50 milhões de euros e foi ontem classificado pelo executivo como um projeto empresarial de interesse municipal, ao abrigo do regulamento Made 2IN.

Com esta declaração de interesse público municipal, o grupo é contemplado com a concessão de um apoio ao investimento no valor de 309 mil euros, com um conjunto de benefícios de natureza fiscal previstos naquele regulamento, nomeadamente ao nível do IMI, IMT e na redução das taxas de licenciamento das operações urbanísticas.

A nova unidade ficará instalada na Rua do Sol Poente, em Ribeirão, e será composta por duas naves industriais. A fase de execução do projeto deverá arrancar em breve.

O grupo Tryba é constituído por empresas francesas e portuguesas, entre as quais a Caixiave, de Famalicão, reunindo duas das maiores empresas europeias no fabrico, comercialização e montagem de caixilharia.

No ano passado, o Groupe Atrya, que detém as marcas Tryba, Le Vérandier, Menuiserie Thareaut, Norba Suisse, Tryba Energy… comprou 49% do grupo português Caixiave à família fundadora da empresa. A Caixiave já tem uma fábrica com 18.000 m2 em Ribeirão, com 250 empregados e com um volume de negócios que ascende aos 30 milhões de euros. O grupo é líder no mercado ibérico de portas e janelas em PVC.

Em França, Atrya é um grupo alsaciano que decidiu investir numa estratégia de desenvolvimento europeu. Atualmente já tem cerca de 100 milhões de euros de volume de negócios fora da França, nomeadamente na Suíça, na Bélgica e na Itália.

Fundada em 1980 por Johannes Tryba, que ainda é o atual Presidente do grupo, em 40 anos, a Atrya tornou-se num dos líderes europeus da caixilharia.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]