Isabel Sebastião é a nova Coordenadora do ensino português em França

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

A designação de Isabel Cristina dos Santos Sebastião para exercer, em comissão de serviço, o cargo de Coordenadora da estrutura de Coordenação do ensino português no estrangeiro em França, foi publicada esta manhã no Diário da República, um despacho conjunto do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e do Secretário de Estado da Educação, António de Oliveira Leite, e “considerando que a súmula curricular da nomeada é demonstrativa da competência técnica na área da educação, aptidão, experiência profissional e formação adequadas ao exercício do referido cargo”.

Isabel Sebastião já era Adjunta da Coordenação de ensino português em França e foi agora nomeada pelo período de três anos, para substituir Adelaide Cristóvão, que se aposentou. O despacho produz eleitos a partir de 1 de dezembro de 2022, data em que a Coordenação ficou sem Coordenadora.

Isabel Sebastião nasceu a 15 de abril de 1974, licenciou-se em Estudos Portugueses na Universidade do Algarve, e é mestre, pela mesma universidade, em Literatura Portuguesa – especialização Literatura Medieval.

Em 2013, obteve doutoramento em Linguística – Especialidade em Linguística do Texto e do Discurso – pela Universidade Nova de Lisboa, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, como bolseira, com a tese intitulada “Interatividade entre Práticas e Aprendizagens de Estruturas Discursivo-Textuais no Ensino Básico – o discurso epistolar”.

Foi investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa e desde 2016, é investigadora do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP). Desenvolve, atualmente, um projeto de pós-doutoramento intitulado “Ensino e aprendizagem do conhecimento discursivo-textual de géneros da ordem do expor e do argumentar – o caso dos manuais de português”. “Tem partilhado o seu trabalho de formação e de investigação através da participação em encontros científicos, nacionais e internacionais, bem como através da publicação de artigos científicos em livros, em atas de congressos e em revistas nacionais e internacionais, e tem participado na organização de publicações nacionais e internacionais” diz o Depacho publicado em Diário da República.

Entre 2013 e 2015, Isabel Sebastião foi Leitora na Universidade Lumière Lyon 2, pelo Instituto Camões, responsável pelo Centro de Língua Portuguesa da mesma Universidade e é Adjunta de Coordenação de Ensino do Português em França desde 2019 até agora.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]