Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

O destaque do LusoJornal desta semana vai essencialmente para as eleições legislativas. A campanha eleitoral no círculo da Europa aproxima-se do fim, os Portugueses já receberam os boletins de voto e já começaram a enviá-los pelo correio.

O LusoJornal continua a ronda pelos candidatos e ultrapassa o habitual papel jornalístico, para introduzir também uma dose de pedagogia. É importante que os Portugueses residentes no estrangeiro votem – e para muitos deles é a primeira vez que o vão fazer.

Mas também estivemos em Lyon, nas Festas Consulares – uma espécie de feira, com a duração de três dias em que cada Consulado apresenta o seu país. Estivemos no stand do Consulado Geral de Portugal em Lyon, onde também esteve o Embaixador Jorge Torres Pereira. Mas também fomos ao encontro do Cônsul Honorário do Brasil em Lyon, o lusodescendente Olivier Costa, e da rádio Capsao, uma rádio com 10 anos, criada pelo lusodescendente Alfredo da Silva, que fez parte da animação do evento.

Visitámos a Maison & Objet, a maior feira mundial de artigos de decoração e de mobiliário, que se realiza duas vezes por ano, no Parque de Exposições de Paris Villepinte. Portugal costuma ter uma boa representação nesta feira. Desta vez, 66 empresas portuguesas mostraram os seus produtos ao mundo. O Secretário de Estado da Economia, João Neves, e o Embaixador de Portugal em França Jorge Torres Pereira, visitaram o certame.

Em Paris, o concerto “Cantar Amália”, de homenagem à “diva do fado” vai levar ao palco do Trianon, fadistas de Portugal como Joana Amendoeira, Teresa Tapadas e Duarte, mas também fadistas de França como Mónica Cunha e Tereza Carvalho. A estes juntam-se Lio e Linda de Suza.

O artista lusodescendente David Alexandro acaba de editar um novo álbum “Sentimentos”, o encenador Tiago Rodrigues tem uma peça no Théâtre de la Bastille com lotação esgotada há várias semanas e o restaurante L’Atelier Bragança, em Malakoff, tem patente ao público uma exposição de três artistas plásticas, com curadoria de Cristina Miranda Munchenbach.

Em desporto, o Sporting Club de Paris, a equipa com mais títulos na história do futsal francês, entrou a perder no Campeonato nacional francês da I divisão.

Leia aqui.

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 3 Votos
8.7
X