LusoJornal / António Borga

Jair Bolsonoaro ataca Emmanuel Macron

As tensões entre os dois países, e sobretudo os seus líderes, reacenderam-se nestas últimas 24 horas. O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, questionou se o seu homólogo francês Emmanuel Macron e a ativista sueca Greta Thunberg se pronunciaram sobre os incêndios na Austrália, oferecendo ajuda ao país da Oceânia.

“A Austrália está a arder agora, eu queria saber se o Macron falou alguma coisa até agora? Falou em colocar em dúvida a soberania da Austrália? Aquela menina lá [Greta Thunberg], aquela pequeninha falou alguma coisa também? Não”, declarou o chefe de Estado, numa transmissão de vídeo na rede social Facebook.

Os dois Presidentes enfrentaram uma intensa controvérsia no ano passado, por ocasião dos incêndios que lavraram na Amazónia, aquela que é a maior floresta tropical do Mundo, e que em agosto passado teve os piores fogos da década para o mês.

No final de agosto, Jair Bolsonaro acusou Emmanuel Macron, na rede social Twitter, de “mentalidade colonialista”, após o chefe de Estado francês ter apelado para um debate acerca dos incêndios na Amazónia, aquando da cimeira do G7 (países mais industrializados do mundo).

O Presidente francês acusou Bolsonaro de “apoiar projetos económicos nefastos para a floresta Amazónia” e alertou o seu homólogo brasileiro de que não poderá “destruir tudo”.

“Nós respeitamos a sua soberania, mas na questão da Amazónia não podemos deixá-lo destruir tudo”, afirmou Emmanuel Macron, deixando uma interrogação sobre a ratificação do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).

Emmanuel Macron também disse que em algum momento seria necessário discutir a possibilidade de dar à Amazónia um “estatuto internacional” para impedir a sua destruição.

A Amazónia é a maior floresta tropical do mundo e possui a maior biodiversidade registada numa área do planeta, com cerca de 5,5 milhões de quilómetros quadrados, incluindo territórios do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (pertencente à França).

Na sua transmissão em direto no Facebook, na quinta-feira, Bolsonaro comentou os devastadores fogos na Austrália, oferecendo ajuda para combater os incêndios que já mataram 17 pessoas em todo o país e destruíram mais de 1.300 casas, das quais 400 destruídas nos últimos dias na região sudeste.

“O pouco que podemos oferecer, vamos colocar à disposição da Austrália para combater o fogo”, anunciou Jair Bolsonaro.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]