João Pedro Serrão Lopes é o novo Chefe de divisão de Emergência Consular

O primeiro-secretário de embaixada João Pedro de Araújo Rocha Serrão Lopes é o novo Chefe de divisão de Emergência Consular.

Foi designado por despacho do Ministro Augusto Santos Silva de 4 de setembro, em regime de comissão de serviço, para exercer o cargo de Chefe de Divisão de Emergência Consular, integrado na Direção de Serviços de Administração e Proteção Consular da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

João Pedro Serrão Lopes entrou na carreira diplomática em janeiro de 2007. Esteve em funções na Embaixada de Portugal em Dakar, na Embaixada em Kinshasa, na Missão Permanente junto da ONU, em Nova Iorque, e no Gabinete do Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, desde setembro de 2019.

O Gabinete de Emergência Consular (GEC) visa a prestação de apoio consular, em situações de emergência, aos cidadãos nacionais que se encontrem no estrangeiro, encontrando-se disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, devendo apenas ser contactado em situações de emergência, como acidentes graves, desaparecimentos súbitos, catástrofes naturais ou perturbações da ordem pública ocorridas com cidadãos nacionais.

 

Contactos de emergência (atendimento 24 horas)

Contacto telefónico: +351 217 929 714 ou + 351 961 706 472

Endereço de correio eletrónico: gec@mne.pt

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]