La Brigade des Épices, a “pérola da especiaria” em França

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]



Carlos Liguori vem de São Paulo e dentista de formação, mas enveredou por outro caminho quando o pai o desafiou para integrar a sua empresa de especiarias «Penina», fundada em 1965. Ficou vários anos a trabalhar com o pai, no Brasil, mas sempre estudou, obtendo diversas qualificações necessárias para a gestão de uma empresa.

Visionário, autodidata, curioso e aventureiro, após a morte do seu pai, decidiu criar uma empresa, aos 48 anos, na Bourgogne, em França, berço da gastronomia, para transmitir a sua paixão e o «know-how» familiar.

Fundador e dirigente da “Integral Foods, La Brigade des Épices”, explora o mundo à busca da melhor especiaria, um produto natural, único, autêntico, qualitativo para sublimar os pratos tanto dos restauradores como dos particulares.

Trabalha nomeadamente com chefes conceituados de Dijon como Nicolas Isnard e David Zuddas, encantados com os seus produtos únicos. Abriu também este ano uma loja para particulares que poderão desfrutar desses ingredientes, permitindo despertar as papilas gustativas.

O gerente faz questão de partilhar a história e as origens ligados às especiarias. Aliás, os seus produtos estão referenciados no catálogo «Metro Premium, au service des Grands Chefs» como a pimenta de Binawa, entre outros, que se encontra na Amazônia e colhida pela tribo Baniwa. Para chegar a esse lugar, um dos ecossistemas mais puros do mundo, é necessário três dias de barco, longe de tudo, essa pimenta está enraizada na vida cultural e gastronómica desse povo.

Depois da colheita, é transportada para a «Casa da Pimenta» para secar, é moída num almofariz em madeira e condicionada à mão. Todas essas etapas da colheita e fabricação pertencem exclusivamente às mulheres da tribo que transmitem o «know-how» milenar.

É de salientar que todos os fundos obtidos lhes são integralmente doados e participam ao desenvolvimento da tribo. Em 2010 a pimenta Baniwa foi reconhecida como Património Imaterial pelo Instituto Nacional do Património Histórico e Artístico.

Nas embalagens cuidadosamente selecionadas para que o produto seja protegido, podemos verificar que existe uma ética transparente na qual sourcing, história e qualidade aparecem sempre tendo em conta os valores respeitosos do ambiente, das condições de trabalho e do tratamento das especiarias.

É fundamental descobrir esta “pérola” da especiaria e conhecer a fantástica equipa – Hugo, Momathe, Tiffany e Camille – cativantes com os seus sorrisos e profissionalismo!

.

“La Brigade des Épices”

rue du Pré-Rondot

Cellule 6

ZAE Bois Guillaume

21850 Saint-Apollinaire

Infos: 09.72.62.67.18

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

LusoJornal