Legislativas’24: Nenhum dos 4 Deputados lusodescendentes foi reeleito à primeira volta


Dos quatro Deputados da Assembleia Nacional Francesa, candidatos à sua própria sucessão, nenhum deles foi reeleito à primeira volta das eleições legislativas deste domingo 30 de junho e Dominique da Silva pode nem ir à segunda volta.

O Deputado Emmanuel Fernandes (na foto), da France Insoumise é certamente o que está na posição mais confortável já que ganhou a primeira volta no 2° círculo eleitoral do Bas-Rhin (Strasbourg).

Emmanuel Fernandes ganhou com 21.533 votos, equivalentes à 43,91% dos sufrágios.

Para a segunda volta do dia 7 de julho foram apurados 3 candidatos:

Emmanuel Fernandes do Nouveau Front Populaire (43,91%), Rebecca Breitman (Ensemble) com 22,56% e Virginie Joron (RN) com 21,22%.

Também a socialista Christine Pires-Beaune ganhou a primeira volta no 2° círculo eleitoral do Auvergne, em Riom, com 36,20%. Vai à segunda volta com a candidata do Rassemblement National Isabelle Dupré, que obteve 34,34% dos votos.

Para esta eleição, vão contar os 14,13% da candidata dos Republicanos (LR) e os 12,81% do candidato do Ensemble.

No 2° círculo eleitoral da Mossele (Metz), o Deputado macronista Ludovic Mendes (30,22%) deixou-se ultrapassar por Marie-Claude Voincon, do Rassemblement National, que obteve 37,48% dos votos.

Também o candidato do Nouveau Front Populaire, Victorien Nicolas, foi apurado para a segunda volta, com 26,61%. No entanto, se o candidato aplicar o apelo deixado na noite eleitoral, nomeadamente por Mélenchon, Victorien Nicolas deverá desistir da segunda-volta para ajudar à vitória de Ludovic Mendes.

Quem parece ficar de fora da luta pela deputação é Dominique da Silva. O candidato macronista está apurado para a segunda volta, mas pode desistir para o candidato da união da Esquerda, Romain Eskenazi (37,94%), para evitar a vitória do candidato da Extrema Direita David Quentin (27,25%).