Leituras com cheiros misteriosos

No sábado de manhã, dia 25 de novembro, a equipa do ContoContigo foi mais uma vez muito bem acolhida no Institut culturel franco-brésilien Alter’Brasilis, em Paris 04, para apresentar uma sessão de leitura para crianças cheia de riso do princípio ao fim.

Depois de uma aula de Português, cerca de vinte crianças deste Instituto, e alguns pais, tiveram direito a ouvir duas histórias sobre um tema que pode muitas vezes ser problemático. Na primeira história, intitulada «Quem soltou o PUM?» de Blandina Franco e José Carlos Lollo, ed. Companhia das Letrinhas, através de um cão que se chama Pum, os autores criaram diversos trocadilhos e situações em que o pum pode atrapalhar porque cheira mal ou faz barulho. Mas a verdade é que ninguém consegue evitá-lo.

Na segunda história, e para comprovar que o pum quando nasce é para todos, foi abordada a obra «Até as princesas soltam pum» onde ficamos a saber que os comportamentos mais estranhos das princesas das histórias de encantar, como a Cinderela ou a Branca de Neve, na verdade podem dever-se ao facto de também elas soltarem um pum de vez em quando, sem por isso deixarem de ser as princesas mais bonitas do mundo.

À tarde, a mesma sessão foi aberta ao público e foi repetida na escola Montessori “Montessori’s Cool” em Paris 17.

O Conto-Contigo é um projeto AGRAFr que propõe sessões de leitura mensais em português destinadas a crianças dos 3 aos 10 anos, realizadas em espaços diferentes, são gratuitas e abertas a todas as idades.

 

Novidades em www.agrafr.fr