LusoJornal / Mário Cantarinha

Magazine «JG – Jumelages/Geminações» foi apresentado ontem no Consulado de Portugal

Foi apresentada ontem, nos Salões Eça de Queirós do Consulado Geral de Portugal em Paris, a primeira edição do Magazine JG – Jumelages/Geminações cujo Diretor é Ricardo José, também jornalista da Rádio Alfa.

A revista aborda questões relacionadas com as geminações entre localidades francesas e portuguesas. Já tinha sido editada a edição zero em maio deste ano e agora surge a primeira edição, de outubro e novembro de 2017. Para além do Cônsul Geral de Portugal em Paris, António de Albuquerque Moniz, houve uma intervenção de Jean-Pierre Pinheiro, Diretor do Turismo português em França junto da Embaixada de Portugal.

António Moniz enalteceu a revista, que nesta primeira edição tem uma entrevista com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, e destacou a importância das cerca de 250 geminações que existem entre localidades francesas e localidades portuguesas. «Esta revista é importante porque põe em destaque esta malha de geminações e as geminações são importantes na construção da Europa».

Por seu lado, Ricardo José diz que haverá cerca de 70 geminações ativas entre a França e Portugal, num universo de 30.000 geminações na Europa. E destacou a importância das associações portuguesas no processo de geminação entre localidades francesas e portuguesas.

Jean-Pierre Pinheiro falou de turismo, da progressão de 23% que o destino Portugal continua a ter em França e lembrou que «há 11 anos que a progressão do turismo francês para Portugal se faz com dois dígitos». Referiu que «os eventos geopolíticos, nomeadamente no Magrebe, influenciaram certamente o destino ‘praia’, no Algarve» mas lembrou que a progressão já tinha começado antes e Portugal passou a ser o 3° destino preferido dos Franceses.

Para Jean-Pierre Pinheiro, as geminações intensificam o turismo para Portugal. «Dos cerca de 2,5 milhões de turistas franceses que visitam Portugal, apenas 10% passam pelas agências de viagens. Os restantes vão pelas mais variadas vias» e lembrou «as centenas de milhares de escolares e de séniores que visitam Portugal, levados pelas autarquias francesas».

Na sala estava Dominique Petitpas, Maire Adjointe da cidade de Deuil-la-Barre, cuja geminação com Lourinhã, foi largamente abordada nesta edição da revista, tal como a geminação entre Monção e Vigneux-sur-Seine.

Vários outros autarcas e membros de Comités de geminação fizeram intervenções na sala, destacando a necessidade de criação de uma rede de localidades geminadas e de «ferramentas que nos ajudem a fazer uma geminação e a manter uma geminação ativa».

António Moniz diz que várias localidades francesas têm pedido apoio do Consulado de Portugal para encontrar localidades portuguesas disponíveis para uma geminação.