Marcelo e Costa esta tarde em Paris no arranque das celebrações dos 100 anos de La Lys

O Presidente da República e o Primeiro-Ministro vão estar hoje juntos, em Paris, no arranque das celebrações do centenário da batalha de La Lys, uma das mais mortíferas da história militar portuguesa, travada durante a Primeira Guerra Mundial.

As cerimónias iniciam-se às 17h00 na ‘Avenue des Portugais’, onde será descerrada uma placa comemorativa dos 100 anos da batalha que fez mais de 7.000 vítimas portuguesas, entre mortos, feridos e prisioneiros.

A comitiva liderada pelo Chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, dirige-se depois para o Arco do Triunfo, onde às 18h30 decorrerá uma cerimónia militar de homenagem ao soldado desconhecido francês.

Além de Marcelo Rebelo de Sousa e do Primeiro-Ministro, António Costa, estarão presentes na cerimónia do «reavivar da chama» debaixo do Arco do Triunfo a autarca de Paris, Anne Hidalgo, e a Secretária de Estado da Defesa de França, Geneviève Darrieussecq.

A Batalha de La Lys decorreu no dia 09 de abril de 1918 e resultou de um intenso ataque alemão contra as forças Aliadas, nas quais os Portugueses estavam integrados.

Os militares portugueses que combateram em França chegaram a França no início do ano de 1917. A Primeira Guerra Mundial terminou em novembro de 1918 com a vitória dos Aliados.

As invocações da participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial prosseguem na segunda-feira, no Cemitério Militar Português de Richebourg, no norte de França, nas quais participará também o Chefe de Estado francês, Emmanuel Macron.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9235″]