LusoJornal / Mário Cantarinha

Marcelo pede aos Portugueses no estrangeiro que visitem o país “ou no próximo verão, ou no próximo Natal”

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

O Presidente da República pediu aos Portugueses no estrangeiro que votem nas eleições nacionais, num discurso perante representantes da Comunidade em Andorra, onde está para participar na XXVII Cimeira Ibero-Americana juntamente com o Primeiro-Ministro, António Costa, e com o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O Chefe de Estado salientou que os Portugueses residentes fora do seu país têm agora mais direitos políticos de participação na vida nacional. “Estamos a trabalhar no domínio consular, agora pela via digital. E estamos a estreitar as relações em termos de participação eleitoral. Agora que sou insuspeito, porque já não sou candidato a nada, a mais nenhuma eleição, estou muito à-vontade para vos apelar a que votem mesmo”, declarou.

O Presidente da República apontou que, no plano político, este aumento dos direitos de participação dos Portugueses no estrangeiro “foi uma longa luta pelo direito de voto”.

“Vamos ver como se estuda isso para ser mais fácil votar” disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República deixou ainda um apelo aos Portugueses que residem no estrangeiro, pedindo-lhe que visitem o país logo que as condições de mobilidade o permitirem, “ou no próximo Verão, ou no próximo Natal”.

“Se tudo correr como esperamos em Portugal, contamos convosco”, declarou.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]