LusoJornal / António Marrucho

Martine Aubry hasteou a bandeira de Portugal nos 100 anos da condecoração da cidade de Lille

Faz hoje 100 anos que Portugal entregou a maior condecoração militar portuguesa – o Grande Colar da Ordem de Torre e Espada” – à cidade de Lille. E para comemorar esta data, o LusoJornal vai estabelecer esta tarde um direto com a Mairie de Lille, a cidade tomou a iniciativa de hastear durante três dias a bandeira de Portugal e a Maire Martine Aubry escreveu ontem uma carta ao Primeiro Ministro português.

A condecoração portuguesa foi o testemunho da gratidão pela ajuda que os habitantes de Lille deram a Portugal durante a I Guerra Mundial.

“Nesta data de aniversário, que celebra a relação única que a nossa cidade mantém com a República Portuguesa, quis enviar-lhe esta mensagem para lhe provar a que ponto continua vivo nos corações dos habitantes de Lille este episódio histórico da nossa relação fraterna” escreve Martine Aubry na carta enviada ontem a António Costa.

Na carta, à qual o LusoJornal teve acesso, a Maire de Lille explica que por “circunstâncias sanitárias” não poderá organizar “celebrações públicas”.

“Mas, para que cada um se lembre da data de 16 de outubro de 1920, decidi que a Câmara Municipal tenha as cores da República Portuguesa durante três dias, nos dias 16, 17 e 18 de outubro” escreve Martine Aubry. E efetivamente, desde esta manhã que as bandeiras portuguesas foram hasteadas no “Hôtel de Ville”.

Por outro lado, decidiu também criar um site internet dedicado à Batalha de La Lys e à condecoração portuguesa, e decidiu que a Mediateca municipal vai apresentar uma seleção de documentos sobre a participação portuguesa na I Guerra mundial e sobre a Batalha de La Lys.

Esta tarde, a partir das 17h15, o colaborador do LusoJornal no norte da França, António Marrucho, vai coordenar um programa especial em direto nos canais vídeo do LusoJornal a partir da Mairie de Lille. Martine Aubry dá nota desta reportagem ao Primeiro Ministro português, na qual participará também o Cônsul Honorário de Portugal em Lille, Bruno Cavaco. Este programa especial em direto “vai ser realizado em frente do cofre de madeira dentro do qual estava a bandeira de Portugal e um documento (agora conservado nos Arquivos Municipais, depois de ter sido restaurado), oferecidos à Cidade aquando da cerimónia oficial da entrega do Colar da Ordem, há exatamente 100 anos” escreve Martine Aubry.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]