LusoJornal / António Borga

Militares portugueses desfilaram nos Champs Elysées no 14 de Julho

O Presidente Emmanuel Macron convidou Marcelo Rebelo de Sousa para assistir ao tradicional desfile militar do 14 de julho, nos Champs Elysées, onde aliás também desfilou um contingente militar português.

A Força Área portuguesa enviou um avião C295 tripulado por quatro militares nacionais, dois oficiais e dois sargentos. Esta aeronave tem tido intervenções nas missões da agência Frontex e tem estado deslocada em Itália e Espanha, cumprindo missões ao abrigo da cooperação entre os países da União Europeia.

A comitiva do Exército português foi composta por sete paraquedistas do Regimento nº10 de Aveiro que fizeram parte da 4ª Força Nacional Destacada na República Centro Africana e regressaram em março deste ano da sua missão.

A Marinha marcou presença com cerca de 15 militares, entre oficiais, sargentos e praças, tendo todos participado em missões de cooperação próxima com a França. Uma delas foi a Corymbe, no Golfo da Guiné, um exercício conjunto coordenado por França e por Espanha e a outra foi a escolta do mais novo porta-aviões da Armada francesa, o Charles de Gaulle, pela fragata Corte-Real.

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]