Morreu Rosa Macieira Dumoulin, Maire Adjointe de Antony

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Morreu ontem Rosa Macieira Dumoulin, Maire Adjointe de Antony com o pelouro dos seniores e da Europa e principal impulcionadora da geminação que aquela cidade assinou com Arcos de Valdevez em julho de 2019. Foi vítima de um cancro.

Rosa Macieira Dumoulin saiu de Soajo com apenas 5 anos de idade. Passou a fronteira a salto, no Lindoso, com a mãe, a avó e a irmã. Instalou-se primeiro em Valenciennes, depois em Versailles e desde 1994 mora em Antony. “Parece que vivi aqui desde sempre, sinto-me bem aqui” disse numa entrevista ao LusoJornal.

“Além de ser eleita da República francesa, Portugal continua no meu coração” acrescentou. “A amizade entre a França e Portugal existe há muitos anos, existe desde sempre, mas entre falar e fazer com que ela seja viva,… eu gostava de fazer conhecer uma parte de Portugal”.

Antes de submeter a proposta aos colegas autarcas de Antony, Rosa Macieira Dumoulin foi a Portugal encontrar-se com o Presidente da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez. “O João Esteves, quando o encontrei, deu-me vontade de fazer descobrir os Arcos aqui em França. Quero mostrar que temos cidades dinâmicas em Portugal”.

Por iniciativa de Rosa Macieira Dumoulin, Antony também criou o “Conseil Antonien des Européens”, um conselho consultivo dos cidadãos europeus residentes na cidade. Na apresentação pública estiveram presentes o então Deputado português Carlos Gonçalves, e o então Maire Adjoint de Paris Hermano Sanches Ruivo, para além, claro, do Maire de Antony, Jean-Yves Sénant.

Antony é uma cidade com cerca de 62.000 habitantes, a menos de 10 km de Paris, com cerca de 20% da população de origem estrangeira e onde Rosa Macieira Dumoulin contou 21 nacionalidades europeias. A Maire Adjointe escolheu duas Portuguesas – Carla da Silva e Marie Limões Sampaio – para este “Conseil Antonien des Européens”.

Profissionalmente, Rosa Macieira Dumoulin era Diretora Adjunta de um Lar de terceira idade com 104 camas, em Antony.
O funeral vai ter lugar na quarta-feira.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

1 Comment Deixe uma resposta

  1. Uma triste notícia…uma mulher que sempre lutou pela liberdade de expressão das comunidades emigrantes.
    Uma mulher, mãe, filha, irmã, esposa…que zelou pelo bem estar de todos os que a acompanharam pela vida fora.
    Um doce…uma amiga…a Terra ficou pobre e o céu rico.
    Saudades

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca

Morreu Marie-Anne Cantin Dias, dona da queijaria mais conhecida de Paris

Morreu Marie-Anne Cantin, proprietária da “melhor

Morreu o realizador João Canijo aos 68 anos

O realizador português João Canijo morreu