Morreu Rosa Macieira Dumoulin, Maire Adjointe de Antony

Comunidade

Morreu ontem Rosa Macieira Dumoulin, Maire Adjointe de Antony com o pelouro dos seniores e da Europa e principal impulcionadora da geminação que aquela cidade assinou com Arcos de Valdevez em julho de 2019. Foi vítima de um cancro.

Rosa Macieira Dumoulin saiu de Soajo com apenas 5 anos de idade. Passou a fronteira a salto, no Lindoso, com a mãe, a avó e a irmã. Instalou-se primeiro em Valenciennes, depois em Versailles e desde 1994 mora em Antony. “Parece que vivi aqui desde sempre, sinto-me bem aqui” disse numa entrevista ao LusoJornal.

“Além de ser eleita da República francesa, Portugal continua no meu coração” acrescentou. “A amizade entre a França e Portugal existe há muitos anos, existe desde sempre, mas entre falar e fazer com que ela seja viva,… eu gostava de fazer conhecer uma parte de Portugal”.

Antes de submeter a proposta aos colegas autarcas de Antony, Rosa Macieira Dumoulin foi a Portugal encontrar-se com o Presidente da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez. “O João Esteves, quando o encontrei, deu-me vontade de fazer descobrir os Arcos aqui em França. Quero mostrar que temos cidades dinâmicas em Portugal”.

Por iniciativa de Rosa Macieira Dumoulin, Antony também criou o “Conseil Antonien des Européens”, um conselho consultivo dos cidadãos europeus residentes na cidade. Na apresentação pública estiveram presentes o então Deputado português Carlos Gonçalves, e o então Maire Adjoint de Paris Hermano Sanches Ruivo, para além, claro, do Maire de Antony, Jean-Yves Sénant.

Antony é uma cidade com cerca de 62.000 habitantes, a menos de 10 km de Paris, com cerca de 20% da população de origem estrangeira e onde Rosa Macieira Dumoulin contou 21 nacionalidades europeias. A Maire Adjointe escolheu duas Portuguesas – Carla da Silva e Marie Limões Sampaio – para este “Conseil Antonien des Européens”.

Profissionalmente, Rosa Macieira Dumoulin era Diretora Adjunta de um Lar de terceira idade com 104 camas, em Antony.
O funeral vai ter lugar na quarta-feira.

Donativos LusoJornal