O escritor luso-francês Manuel do Nascimento vai apresentar, no próximo sábado, dia 30 de maio, na Maison du Portugal André de Gouveia, na Cité universitaire Internationale de Paris, o seu novo livro “A Construção da Democracia – Eleição Presidencial 50º Aniversário (1976-2026)”. A sessão, que terá lugar na Sala Fernando Pessoa, será conduzida pelo jornalista e Diretor do LusoJornal, Carlos Pereira.
A obra, que assinala meio século das primeiras eleições presidenciais realizadas em democracia, propõe uma leitura clara e acessível sobre o processo político que se seguiu ao 25 de Abril de 1974. Manuel do Nascimento revisita a eleição presidencial de 27 de junho de 1976 e enquadra-a no percurso que inclui a eleição da Assembleia Constituinte, a aprovação da Constituição da República Portuguesa e as primeiras eleições legislativas em liberdade. O autor pretende mostrar como estes acontecimentos estruturam a vida política portuguesa e como contribuíram para consolidar um regime democrático que continua a ser uma construção permanente.
Radicado em Paris desde 1970, Manuel do Nascimento é autor de 22 livros dedicados à História de Portugal, às Invasões Napoleónicas, à Primeira Guerra Mundial e ao 25 de Abril.
Nos últimos anos, o escritor tem dedicado especial atenção às comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, publicando cinco obras que abordam diferentes dimensões do processo revolucionário e da evolução política portuguesa entre 1974 e 2026. Este novo livro surge como continuidade desse trabalho, procurando, nas palavras do próprio autor, “pôr Abril no sítio certo”, ao revisitar os momentos que moldaram o Portugal democrático.
O livro foi editado pela editora Ex-Libris.







