
Pelas 9h00 da manhã de sábado passado, dia 23 de maio, a igreja da Anunciação em Vaise (69), acolheu as famílias de cento e trinta jovens onde onze portugueses então estavam integrados.
A celebração começou perto das dez horas, presidida pelo bispo Loic Lagadec, da Diocese de Lyon, acompanhado por vários celebrantes, párocos das paróquias vizinhas.
“Fiquei feliz em constatar que, na Comunidade portuguesa, ainda está bem vivo o interesse pela espiritualidade cristã, mesmo neste contexto difícil da vida de hoje, onde o materialismo ocupa muito espaço. Parabéns a todos” disse o Padre Matteo Logioco, o responsável da Comunidade portuguesa na Diocese de Lyon.
A Pastoral anuncia desde já, a abertura das inscrições para a preparação do sacramento do Crisma para o ano 2026/27. Os cursos terão início em outubro e o número de inscritos no final não deve exceder os 20 adultos. “Considera-se adulto o jovem a partir dos 18 anos, até mais de 80 anos”. Os jovens adolescentes com menos de 18 anos, terão uma inscrição e catequese mais apropriada, mas também se podem pedir uma derrogação ao Arcebispo Olivier de Germay.
“Fiquei muito contente por viver esta formação e no final receber o sacramento da Crisma. Já tenho quase 50 anos, mas descobri que tinha deixado algo de muito importante para trás. A vida de um cristão tem um percurso onde a Crisma faz parte desses pilares importantes na sua vida desde o baptismo ao casamento. A Crisma confirma que somos crentes e cheios de Espírito Santo, e que Ele nos ajuda na nossa vida”, disse ao LusoJornal, com um grande sorriso, Rosa no final da celebração.
Rosa era uma das adultas que recebeu a Crisma, juntamente com Mário, Daniel, Matilde, Bruno, Fábio, Lucas, Vera, Maria Angelina, Brizida e Mareava. Durante o ano, participaram nos cursos de preparação, com duração de uma hora e meia, duas vezes por mês, apoiados pelo Padre Matteo e pelo Catequista Jorge Campos.


“Contabilizamos desde há quinze anos, cerca de 250 jovens adultos que receberam o sacramento da Crisma no seio da Pastoral Portuguesa, e este ano de 2026 teremos ainda 4 Casamentos, 5 Batizados, 10 primeiras Comunhões e 8 Profissões de Fé. A Pastoral está a aumentar, com mais frequências nas missas dominicais e também nas atividades, o que prova que há muito interesse por parte dos fiéis” acrescentou o Padre Matteo Logioco ao LusoJornal.
No próximo sábado, dia 6 de junho, está programado um encontro com os pais e os meninos da Catequese, assim como todos os catequistas, de todos os níveis, para um dia de retiro, confissões, mas também de lazer, no centro Missão Africana, em Chaponot, perto de Lyon.




