Dia 08 de junho, Dia Mundial dos Oceanos


632: Morre, aos 62 anos, o Profeta Maomé, em Medina.

1663: Guerras da Independência. O exército espanhol é derrotado na Batalha do Ameixial por forças portuguesas e inglesas.

1859: É firmado por Carta de Lei, pelo Governo de Fontes Pereira de Melo o Curso Superior de Letras, em Lisboa.

1874: Eça de Queiroz é nomeado adido da Direção dos Negócios Estrangeiros do Governo da Coroa.

1888: É inaugurada a primeira Exposição Industrial Portuguesa, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

1940: Inauguração do Portugal dos Pequeninos, em Coimbra.

1961: Guerra Colonial. Desaparece, em Angola, o primeiro avião da Força Aérea Portuguesa com três tripulantes.

1983: Manuel Tito de Morais é eleito presidente da Assembleia da República.

2008: O espanhol Rafael Nadal torna-se o segundo tenista de sempre a ganhar por quatro vezes consecutivas o Grand Slam francês de Roland Garros, igualando o feito do sueco Bjorn Borg, campeão entre 1978 e 1981.

2010: Morre, aos 87 anos, o poeta, ensaísta e dramaturgo António Manuel Couto Viana.

2013: O tenista Frederico Silva, que faz equipa com o britânico Kyle Edmund, sagra-se campeão do quadro júnior de pares masculinos do Grand Slam francês de Roland Garros, em Paris, França.

2015: Morre, com 99 anos, Aurélia Borges, professora e escritora, última discípula direta da poetisa Florbela Espanca (1894-1930).

2022: Morre, aos 87 anos, a artista plástica Paula Rego. Foi a primeira mulher a figurar na galeria de pintores oficiais da Presidência da República quando, em 2005, foi escolhida pelo então Presidente da República Jorge Sampaio para fazer o seu retrato oficial. Foi galardoada, entre outros, com o Prémio Turner, em 1989, e o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, em 2013, e distinguida, em Portugal, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, em 2004 e, no Reino Unido, com a Ordem do Império Britânico pela rainha Isabel II, em 2010, que lhe atribuiu o título de Dama, pela sua contribuição para as artes. Em 2019, recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Governo de Portugal.

2025: A seleção portuguesa conquista pela segunda vez a Liga das Nações de futebol, ao bater na final a Espanha por 5-3 no desempate por penáltis, em Munique, Alemanha.

.

Este é o centésimo sexagésimo dia do ano. Faltam 206 dias para o termo de 2026.

Pensamento do dia: “O nosso verdadeiro lugar de nascimento é aquele onde lançamos pela primeira vez um olhar de inteligência sobre nós próprios”. Marguerite Yourcenar (1903-87), escritora de origem belga.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.