Município de Almeida quer que os emigrantes continuem a parar na fronteira de Vilar Formoso

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

A fronteira de Vilar Formoso vai ter, este mês, um “atrativo” da Associação Territórios do Côa e do município de Almeida para que os emigrantes e os turistas saiam da autoestrada e se sintam “bem acolhidos” no país.

Desde o dia 20 de dezembro de 2021, quando abriu o troço final da autoestrada A25 entre Vilar Formoso (Almeida) e a fronteira com Espanha, em Fuentes de Onõro, que os veículos deixaram de passar naquela vila do concelho de Almeida, no distrito da Guarda.

A situação originou preocupações para autarcas e moradores que temem que os emigrantes e os turistas, que anualmente animam os negócios locais, deixem de parar na principal fronteira terrestre do país, como era hábito acontecer, daí que tenha surgido a ideia de criar um local que capte a atenção dos viajantes.

Assim, a Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa, com sede em Vilar Formoso, e o município de Almeida decidiram criar um “centro de acolhimento de todos os emigrantes e de todos os passantes” que optem por aceder a Portugal pela mais antiga fronteira da Europa.

No espaço da fronteira, junto da placa “Portugal”, vai ser criado um espaço de ‘photopoint’, com elementos físicos decorativos, nomeadamente uma bandeira nacional de grandes dimensões e “um elemento escultórico [em ferro] que convida a que [os passantes] se sintam bem acolhidos” e que “façam uma pausa” na sua viagem, adiantou ontem à Lusa a Coordenadora executiva da Associação Territórios do Côa.

“Para que todos os que possam passar e parar ali, que se possam inspirar neste território e que possam sentir-se como se fossem uns reis e que se sentem e que se sintam, também, num trono que é de boas-vindas às pessoas que decidam fazer essa paragem contemplativa de entrada em Portugal”, explicou Dulcineia Catarina Moura.

A responsável contou à Lusa que cada vez que os emigrantes passam a fronteira “ainda se mantém muito viva a tradição de pararem e de fazerem o registo fotográfico de entrada no seu país”.

“Então, nós queremos fazer o tributo a todos estes Portugueses residentes no estrangeiro que consideram que é tão importante chegar a Portugal por esta ocasião do verão”, disse.

O arranque da iniciativa de captação de visitantes para a vila de Vilar Formoso deverá acontecer no dia 22 de julho.

A associação, que tem como parceiro no projeto a Câmara Municipal de Almeida e os vários municípios associados, está também a trabalhar para que, “de vez em quando, se possam levar a efeito alguns momentos de campanhas promocionais, para todos aqueles que estiverem a passar na zona da fronteira” de Vilar Formoso.

Com a iniciativa, Dulcineia Catarina Moura gostaria que, este verão, “pelo menos metade” dos turistas que entrem em Portugal por Vilar Formoso, com o objetivo exclusivo de se dirigirem para o sul do país, para as praias, “retirassem dois a três dias do seu cardápio de férias para desfrutarem dos territórios do interior”.

Quanto aos emigrantes, disse acreditar que “70 a 80% queiram manter viva a tradição de passarem na fronteira de Fuentes de Onõro/Vilar Formoso”, por verificar no dia-a-dia que “ainda há vontade de as pessoas manterem essa tradição” e de “fazerem o registo fotográfico” da entrada no país de origem.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]