Novas instalações para a Associação “ASCJ portugais de Saint-Priest” perto de Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

 

A Associação cultural e desportiva dos jovens portugueses de Saint-Priest (69) organizou um “jantar de amizade” na sexta-feira, dia 19 de novembro. Depois do primeiro confinamento, em 2020, a coletividade mudou-se para um local maior para receber sócios e simpatizantes, um espaço acolhedor para todas as idades, com sala principal, bar, cozinha e escritórios. O exterior também tem o seu encanto, com esplanada e terreno para jogos de petanca.

Para a ocasião, o Presidente Jaime de Barros juntou o Maire de Saint-Priest Gilles Gascon e alguns dos autarcas da cidade, assim como o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, André Sobral Cordeiro. Patrícia Correia e Marie-Hélène Vaz, do programa de rádio “Raízes”, marcaram também presença.

Antes de saborear um “almoço à portuguesa”, onde não faltou bacalhau, batatas a murro e bom vinho do Alentejo, Jaime de Barros desejou as boas-vindas, agradeceu a presença dos presentes e a ajuda de todos os que contribuíram para concretizar este novo projeto.

Gilles Gascon e André Sobral Codeiro agradeceram o convite e evocaram, entre outros assuntos, a importância de criar uma geminação entre Saint-Priest e uma cidade em Portugal com equivalências em termos de superfície, população, industrialização e agricultura. Algumas cidades do Norte de Portugal foram evocadas e Gilles Gascon pediu, “se for possível” que a futura geminação fosse feita com uma cidade portuguesa à beira-mar…

Ninguém se esqueceu de parabenisar as associadas-cozinheiras que começaram a cozinhar desde manhã cedo para os 30 convidados. Jaime de Barros deseja renovar a experiência, para inaugurar o local “de maneira mais oficial”, mas prefere esperar o fim das restrições sanitárias em relação à Covid.

A ASCJ Portugais de Saint-Priest é uma das mais antigas do “Grand Lyon”. Foi criada em 1982 e a equipa de futebol joga na Ligue Rhône-Alpes-Auvergne e no District de Lyon et du Rhône. Para os associados organiza com frequência jantares com especialidades portuguesas aos fins de semana e festeja vários eventos durante o ano, como o Natal, o dia da mãe, o São Martinho…

A associação sempre teve um “ambiente familiar” e com as novas instalações e conforto, a intenção é de “preservar este ambiente, receber mais sócios e diversificar as atividades desportivas e culturais”.

 

ASCJ de Saint-Priest

47 rue Aristide Briand

Saint-Priest (69)

Todos os dias das 18h00 às 20h30

Aos fins de semana a partir das 10h00

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]