Lnv

Paróquia da Natavidade: Primeira comunhão para quatro jovens portugueses de Lyon

No domingo passado, a Comunidade católica portuguesa de Villeurbanne (69), nos arredores de Lyon, organizou uma cerimónia religiosa para as Primeiras Comunhões de jovens de origem portuguesa na Paróquia da Natividade.

No decorrer da celebração eucarística, o Padre Belemkobga – que celebra para a Comunidade portuguesa – deu o sacramento da Primeira Comunhão aos jovens, Sérgio, Nelson, Samuel e Andreia, que frequentam a Catequese em língua portuguesa nesta Paróquia, sob a responsabilidade do Padre Cónego Eric Besson e do Pároco da Natividade, Etienne Guibert, mas também das Catequistas Carla e Babo.

A Pastoral católica portuguesa de Lyon tem quatro pontos de encontro e de celebrações eucarísticas para a Comunidade lusófona residente no Grande Lyon-Villeurbanne. A Paróquia da Natividade, em Grand Clément, é um deles. É também um ponto histórico, sendo a mais antiga Paróquia desta cidade, onde a Comunidade portuguesa começou a ter celebrações em português com o Padre Ardérios desde 1965, logo no início da grande vaga de emigração portuguesa para a região Rhône Alpes.

Na Diocese de Lyon, a Comunidade católica portuguesa tem a possibilidade assistir às celebrações em língua portuguesa todos os domingos. Também tem três possibilidades de frequentar a Catequese em língua portuguesa, em Saint Fons, em Villeurbanne e em Sainte Foy.