Lusa | Mário Cruz

Partido Socialista ganhou as eleições Legislativas em Portugal

Apesar de ainda não termos os resultados dos dois círculos eleitorais da emigração, o Partido Socialista é, desde já, o vencedor das eleições Legislativas que decorreram ontem em Portugal e, embora não tenha conseguido a maioria absoluta, todas as condições para formar Governo. António Costa vai pois continuar a ser o Primeiro Ministro de Portugal.

Esta eleição ficou também marcada pela forte descida da CDU e do CDS-PP, o reforço do PAN, que passa a ter um Grupo parlamentar e a entrada de três novos Partidos para a Assembleia da República: o Livre, a Iniciativa Liberal e o Chega.

O Secretário-geral do PS considerou que o seu partido venceu e reforçou a sua posição política no Parlamento, aumentando em número de mandatos e de votos, tendo triunfado em 15 dos círculos do território nacional.

António Costa falava perante centenas de apoiantes no Hotel Altis, em Lisboa, onde a Direção do PS esteve a acompanhar a evolução dos resultados das eleições legislativas deste domingo. “O PS não é só um grande partido popular, é também um grande partido nacional”, declarou o líder socialista, numa declaração inicial em que referiu que o seu partido “reforçou a sua posição” no Parlamento face às legislativas de 2015.

Perante os jornalistas, o líder socialista sustentou a tese de que, “no essencial”, os parceiros de esquerda do Governo, Bloco de Esquerda e CDU, “consolidaram as respetivas posições”.

 

António Costa quer ganhar na emigração

Na sua declaração inicial, António Costa procurou salientar que o PS vai “assumir o encargo da governação com alegria, mas com sentido de responsabilidade nos próximos quatro anos”.

“O PS ganhou estas eleições e reforçou claramente a sua posição política em Portugal, aumentou e ganhou em votos, aumentou e ganhou em mandatos e é o único partido política que elege Deputados em todos os círculos eleitorais do território nacional. E espero que elegerá também nos dois círculos que faltam apurar”, os da emigração (Europa e Fora da Europa).

António Costa fez ainda questão de destacar que o PS ganhou “em 15 dos 20 círculos eleitorais”.

 

Chegada de novos partidos ao Parlamento

As eleições legislativas de domingo resultaram numa nova maioria de esquerda, e agora com mais um partido, o Livre, que elegeu pela primeira vez uma Deputada, mas o Parlamento viu também crescer o número de forças à direita, com a eleição de Deputados pelos estreantes Iniciativa Liberal e Chega, cada um com um eleito.

Ainda assim, as forças à direita têm um dos piores resultados de sempre, somando menos de 35% dos votos, mas que só poderá ser avaliado de forma definitiva quando estiverem apurados os resultados dos círculos da Europa e de Fora da Europa e atribuídos os respetivos mandatos. Estes resultados só serão conhecidos no dia 16 de outubro.

 

Eis pois os resultados provisórios:

PS – 106 Deputados

PSD – 77 Deputados

BE – 19 Deputados

PCP – 10 Deputados

CDS-PP – 5 Deputados

PAN – 4 Deputados

Os Verdes – 2 Deputados

Livre – 1 Deputado

Chega – 1 Deputado

Iniciativa Liberal – 1 Deputado

 

[pro_ad_display_adzone id=”29973″]