Paulo Marques diz que Valérie Pécresse vai vencer as Primárias do Les Republicains

[pro_ad_display_adzone id=”41077″]

 

Eric Ciotti e Valérie Pécresse foram hoje apurados para a segunda volta das eleições primárias do partido Les Republicains, na escolha do candidato à Presidência da República em representação do Partido. Paulo Marques, Maire-Adjoint de Aulnay-sous-Bois (93), considera que Valérie Pécresse tem todas as hipóteses de ganhar as primárias do partido e de ser a próxima Presidente da República francesa.

As duas surpresas da tarde foram a eliminação de Xavier Bertrand e o primeiro lugar de Eric Cioti. Os cerca de 140.000 eleitores desta primeira volta ordenaram os candidatos da seguinte forma: Eric Ciotti (28.844 votos) com 25,59%, Valérie Pécresse (28.179 votos) com 25,0%, Michel Barnier com 23,93%, Xavier Bertrand com 22,36% e Philippe Juvin com 3,13%.

Esta primeira volta das eleições foi, para Paulo Marques, “um autêntico sucesso”, não apenas pelos 139.918 votantes, mas também porque trouxeram muitos aderentes ao Partido. “Eram certamente apoiantes de Valérie Pécresse e de Xavier Bertrand, que regressaram ao LR”.

O autarca franco-português, que na primeira volta tinha apelado pelo voto em Valérie Pécresse, considera que estas eleições foram melhor organizadas do que as Primárias de 2017. “Nas Primárias de 2017 votava qualquer pessoa, pagando apenas 1 euro para votar. Eu vi opositores nossos a votar apenas porque queriam excluir Nicolas Sarkozy” explica Paulo Marques. “Desta vez votaram apenas os militantes do Partido. Para votar tiveram de aderir e pagar pelo menos 30 euros. Por isso é mais interessante assim”.

O autarca franco-português, que também é o Presidente da Cívica – a associação dos autarcas franceses de origem portuguesa – desdramatiza o facto de Eric Cioti ter vencido a primeira volta. “Venceu com apenas 600 votos a mais do que Valérie Pécresse” disse ao LusoJornal. “Ele fez uma campanha interessante, levantou assuntos que já foram levantados várias vezes. Sempre houve várias tendências no Partido, e a democracia é assim mesmo. Mas, na verdade, 75% dos eleitores escolheram uma abordagem mais moderada”.

Michel Barnier, Xavier Bertrand e Philippe Juvin apelam todos a votar por Valérie Pécresse na segunda volta das eleições. “Tenho a convicção que Valérie Pécresse vai ganhar as primárias e, como já disse, a França está preparada para ter uma mulher na Presidência da República” afirma Paulo Marques em declarações ao LusoJornal.

A segunda volta da eleição interna do partido começa esta sexta-feira, às 8h00 da manhã e termina no sábado, às 14h00. Os resultados finais serão anunciados meia hora depois.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]