A Câmara municipal de Ponte de Lima promove esta segunda-feira, às 15h00 (hora de Portugal), no Palacete Villa Moraes, um encontro de localidades com quem está geminada, para celebrar os 900 anos de Foral da vila mais antiga de Portugal.
Em comunicado, a autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que na ocasião, vão ser assinados três novos acordos de geminação, com os municípios de Saint-Cyr l’École (França), Allariz (Ourense, Espanha) e Dujiangyan (China).
Serão ainda renovados os acordos de geminação com as localidades de Xinzo de Limia (Ourense, Espanha), Chalette-sur-Loing e Vandoeuvre (França) e Rio de Janeiro (Brasil).
O Foral de Ponte de Lima foi concedido pela rainha D. Teresa em 4 de março de 1125. Este foral transformou Ponte de Lima em vila, com o objetivo de promover o desenvolvimento da povoação junto à única ponte existente sobre o rio Lima na época.
A cidade minhota conhecida pela sua rica história, arquitetura tradicional e beleza natural passa a ter acordos de geminação com 7 cidades, três das quais em França: Saint-Cyr l’École (Yvelinnes), Chalette-sur-Loing (Loiret) e Vandoeuvre-les-Nancy (Meurthe et Moselle).