Portugal Busines Club de Lyon: Armindo de Oliveira apresentou o livro “Confluences d’un pays à l’autre”

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

O convidado do almoço mensal do Portugal Business Club (PBC) de Lyon, que decorreu no restaurante Sintra, foi o escritor Armindo de Oliveira, aposentado do setor bancário português.

“Fiquei muito contente com este convite e tive todo o gosto em apresentar o meu primeiro trabalho de escrita” disse Armindo de Oliveira. “Neste meu livro, quero testemunhar o que foi um pouco da minha vida de emigrante e com os emigrantes, em todas as dimensões, da política à história, passando pelo social” disse ao LusoJornal.

O título do livro é “Confluences d’un pays à l’autre”, referindo-se a Portugal e à França. “Também é um pouco por reconhecimento e agradecimento ao país que me acolheu”.

Armindo de Oliveira é natural de Colmeias, Leiria, e acompanhou os pais na epopeia da emigração para França com dez anos de idade, no início dos anos 70. Estudou em França e trabalhou no setor bancário, no início no Banco Pinto & Sottomayor durante dez anos, e mais tarde na Caixa Geral de Depósitos, durante 33 anos.

No livro podemos ler o seu testemunho de vida de emigrante, acompanhando a evolução das sociedades portuguesa e francesa no decorrer de várias dezenas de anos. Evoca também os grandes factos históricos de Portugal que acompanhou desde a França, como o 25 de Abril, e o impacto que esses eventos tiveram na Comunidade portuguesa em França.

No almoço esteve também presente o Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, André Cordeiro e a professora universitária Rosa Maria Queiroz Frejaville, assim como o representante da companhia de seguros Império recentemente instalada em Lyon, Carlos Araújo.

O próximo almoço do Portugal Business Club está previsto para o dia 10 de março, a partir das 12h00, sempre no restaurante Sintra.

Sem desvendar quem vai ser o convidado do próximo evento, o Copresidente do PBC, Paulo Pereira, apenas disse ao LusoJornal que se trata de um… “convidado surpresa”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]