A seleção portuguesa feminina de futebol de sub-17 qualificou-se pela segunda vez para a fase final do Europeu da categoria, ao vencer a França por 1-0, na terceira jornada do Grupo 5 da Ronda de Elite, num jogo que decorreu em Portugal. As Francesas ficaram fora do Europeu, elas que ocupavam o quinto lugar no ranking europeu, enquanto as Portuguesas estavam ‘apenas’ no 23° lugar. Uma proeza para as atletas lusas.
No Centro de Treinos do Luso, um golo de Lara Pintassilgo, logo aos cinco minutos, foi suficiente para a formação das ‘Quinas’ conquistar o agrupamento, com o pleno de três triunfos, depois de ter batido a República Checa por 1-0 e a Irlanda do Norte por 6-0.
A equipa comandada por José Paisana, que terminou o agrupamento com nove pontos, contra seis das gaulesas, repete 2014 e junta-se na fase final, de 5 a 17 de maio, à anfitriã Bulgária, Inglaterra, Holanda, Alemanha e Dinamarca.
Na fase final do Europeu feminino de sub-17 de 2014, disputado na Inglaterra, Portugal, em estreia, ficou-se pela fase de grupos, ao empatar a zero com a Áustria e perder com a Itália, por 2-1, e com a seleção da casa, por 6-1.
Ficha de Jogo
Ronda de Elite de acesso ao Europeu – 3.ª Jornada
Grupo 5
Portugal 1-0 França
Centro de Treinos do Luso – (Portugal)
Árbitra: Laura Rapp (Suécia)
Resultado ao intervalo: 1-0
Portugal: Adriana Rocha, Ana Albuquerque, Alícia Correia, Bárbara Lopes (Maria Alagoa, 60´), Sofia Silva (C), Andreia Jacinto, Ana Assucena, Lara Pintassilgo (Marta Ferreira, 69´), Francisca Nazareth (Joana Caiado, 84´), Maria Negrão (Luana Marques, 84´) e Maria Miller.
Suplentes: Luísa Pinheiro, Cláudia Mendinhas, Inês Oliveira, Inês Matos e Carolina Santana.
Treinador: José Paisana
Golos: Lara Pintassilgo (5′)
Disciplina: Cartão amarelo para Francisca Nazareth (54´).
França: Marie Sieber, Carla Nollet (Kenza Chapelle, 67´), Chloé Tapia (Fany Proniez, 83´), Assimina Maoulida, Célina Hocine, Jade Le Guilly, Lou Ann Joly (Leila Peneau, 46´), Océane Picard, Vicki Becho (Laurine Pinot, 83), Hawa Sangare e Esther Mbakem Niaro (Cyrene Ben Rabah, 57´).
Suplentes: Alice Pinguet, Maelys Mpomé,, Elia Douet, e Romane Benchao
Treinador: Philippe Dumas
Golos: –
Disciplina: Cartão amarelo para Chloé Tapiá (30′) e Assimina Maoulida (79´e 86)´; cartão vermelho para Assimina Maoulida (86´)