O Presidente do Município de Sernancelhe, Carlos Santos, que subiu ao cargo em abril de 2024 depois da saída do anterior líder para a Assembleia da República, vai ser o candidato do PSD à Câmara. Nasceu em França, filho de emigrantes oriundos de Ferreirim, freguesia de Sernancelhe, para onde se mudou quando tinha 11 anos.
“A candidatura surgiu naturalmente, ao deixar de ser Vice-Presidente e ser Presidente, mas era também minha vontade. Naturalmente, vou dar continuidade ao trabalho realizado, mas também chegou o momento de implementar as minhas ideias e projetos”, disse Carlos Santos à Lusa.
O atual Presidente assumiu funções em abril de 2024, depois de o Presidente de então, Carlos Silva Santiago, que cumpria o terceiro mandato, ter assumido funções como Deputado na Assembleia da República.
Para o futuro de Sernancelhe, Carlos Santos tem “novos projetos em mente”, nomeadamente na área económica. Pretende, por exemplo, dar o “arranque de uma nova zona industrial no limite do município”, junto ao concelho vizinho de Penedono, na localidade de Seixo.
Entrou na Câmara Municipal de Sernancelhe como Chefe de Gabinete, em dezembro de 2004, e, um ano depois, em outubro de 2005, foi eleito como Vereador, assumindo a Vice-Presidência em 2013 do então presidente Carlos Silva Santiago.
Licenciado em Matemática, professor do ensino secundário como profissão, Carlos Santos tem 51 anos, é casado e tem dois filhos.